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Internet influencia quase metade do varejo norte-americano

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Aproximadamente 1,1 trilhão de dólares movimentado pelo varejo norte-americano foi influenciado por informações publicadas na internet, de acordo com uma pesquisa divulgada em outubro de 2011 pelo Group M Search e Compete. Dados do estudo “Search’s Role in the New Retail Shopper Profile” indicam que quase metade (48%) das vendas do varejo daquele país foi gerada ou influenciada pela web.

O estudo prevê que esta tendência irá continuar. Em 2014, o percentual vendido pelo varejo influenciado pela internet deve crescer 53% e chegar a 1,4 trilhão de dólares. Além disso, a maioria (93%) dos consumidores utiliza aparelhos móveis para realizar pesquisas na rede como parte do processo de compra quando estão dentro de lojas físicas.

Quando procuram por informações sobre produtos na internet, a pesquisa mostra que os consumidores utilizam em sua maioria termos genéricos, sendo 86% superior a consultas relacionadas a palavras-chave específicas. Ao estudar as referências dos motores de busca a sites de comércio eletrônico, a pesquisa também descobre que a maioria dos visitantes chega a estas páginas através de termos genéricos.

O estudo mostra que os consumidores são mais propensos a clicar em links nos resultados de motores de busca quando o termo consultado é genérico, com uma taxa de clique 144% superior aqueles que realizam suas buscas através de palavras-chave específicas.

Além disso, 73% das visitas oriundas de sites como o Google não são relacionadas à marca de uma empresa. Esta diferença diminui apenas no período das festas de final de ano, quando o aumento dos investimentos em links patrocinados são o suficiente para alavancar as pesquisas sobre marcas, com um aumento de aproximadamente 34% durante este período. De todos os cliques que ocorrem em uma página de resultado de buscas, a maior parte (92%) tem origem em pesquisas orgânicas e apenas 8% de anúncios patrocinados.

Os consumidores têm maior propensão em clicar nos resultados orgânicos que links patrocinados. Para pesquisas relacionadas a marcas a diferença é ainda maior: do total (64%) de cliques em links do gênero, uma proporção de 94% clicou nos resultados orgânicos e 6% em anúncios.