
De identidade visual a influenciadora digital: a evolução da Lu
Adotar um personagem carismático para representar marcas não é nenhuma novidade entre os estrategistas de marketing. Mas fazer com que essa figura deixe de ser vista como mera parte da identidade visual e se transforme em uma influenciadora digital é tarefa para poucos. Não é à toa que o Magazine Luiza se tornou referência e pioneira não só brasileira, mas mundial nesse ramo com a criação e evolução da Lu.
Desenvolvida em 2003, com a ideia de humanizar a experiência de compra no e-commerce, que antes era vista com desconfiança pelo consumidor, a mulher digital de cabelos curtos e sorriso simpático passou a assumir cada vez mais novos papéis dentro e fora do escopo comercial da varejista.
[caption id="attachment_111221" align="alignleft" width="396"]
A Lu é a influenciadora digital do Magazine Luiza. Imagem: Reprodução[/caption]
As mudanças aconteceram à medida que as necessidades foram aparecendo. Alterações simples, como a extinção do “Tia Lu” para adoção do breve “Lu”, e grandes responsabilidades, como assumir as redes sociais da marca, construíram uma identificação com o público capaz de conquistar fãs e fazer sucesso até mesmo com outras marcas.
“Todos os principais meios de comunicação falam sobre a Lu, dentro e fora do Brasil”, contou Maristela Mendonça, head de catálogo digital da plataforma de vendas da Magalu, no Fórum E-Commerce Brasil - Grand Connection. Para acompanhar as tendências e comportamentos dos consumidores, a empresa precisou humanizar a personagem, fazendo com que ela seja parte do cotidiano das pessoas.
O resultado é visível: dados recentes mostram que a Magalu possui 5,5 milhões de seguidores no Instagram; 1,3 milhões no Twitter e 13 milhões no Facebook. No TikTok, o sucesso é ainda mais impressionante. A empresa conseguiu alcançar a marca de 1 milhão de seguidores em 3 meses, ficando na 5ª posição entre os maiores perfis empresariais do país. A Lu também foi reconhecida internacionalmente pelo HypeAuditor e a ONG Virtual Humans como a terceira maior influenciadora virtual do mundo.
