Logo E-Commerce Brasil

iFood tem alta de 83% na base de restaurantes cadastrados em 2025

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O iFood lançou nesta terça-feira (9) a Retrospectiva 2025 para restaurantes, ferramenta que reúne os principais indicadores do desempenho dos estabelecimentos ao longo do ano dentro da plataforma. A novidade já está disponível no aplicativo do parceiro e apresenta métricas como número total de clientes, pedidos realizados, pratos mais vendidos, tempo com o Selo Super, avaliações cinco estrelas e o cliente mais fiel do estabelecimento.

Bag do iFood
(Imagem: repprodução)

Beatriz Pentagna, diretora de marketing B2B do iFood, afirma que o lançamento reforça o compromisso da empresa com seus parceiros. Ela destacou que, em 2025, o iFood anunciou R$ 17 bilhões em investimentos no país e apresentou, junto à Fipe, novos dados sobre seu impacto econômico: as operações do iFood representaram 0,64% do PIB brasileiro em 2024. Ainda segundo a pesquisa, restaurantes na plataforma crescem, em média, 2,3 vezes mais do que o restante do setor de bares e restaurantes.

Crescimento recorde de novos restaurantes

O ano registrou uma expansão expressiva na base de parceiros: foram mais de 335 mil novos restaurantes, alta de 83% em relação a 2024. Pequenas e médias empresas representam 81% dos novos entrantes, mostrando fortalecimento do modelo para empreendedores independentes. Restaurantes de comida brasileira, docerias e lanchonetes foram os que mais se destacaram entre os novos cadastros.

Os estados com maior volume de novos estabelecimentos foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Na frente financeira, o iFood reforçou seu papel de apoio aos parceiros: o iFood Pago concedeu R$ 1 bilhão em crédito em 2025, enquanto a Maquinona (TPV) somou mais de R$ 1,7 bilhão transacionados no ano.

Plataforma abraça a tecnologia

O iFood também apresentou avanços tecnológicos voltados ao crescimento e à operação dos restaurantes. A assistente virtual Cris, baseada em IA generativa e integrada ao WhatsApp, conversou com 296 mil restaurantes e ajudou 20 mil estabelecimentos a retomarem as vendas ao identificar gargalos e sugerir ajustes personalizados.

O Gestor de Pedidos, usado mensalmente por mais de 360 mil parceiros, ganhou melhorias que ampliaram em cinco vezes o número de pedidos exibidos na tela. A mudança resultou em redução de 45% nos cancelamentos por atraso e queda de 38% no tempo de espera do entregador.

Já a assistente virtual Karen, focada em logística, automatizou 72% dos atendimentos relacionados a pedidos, cancelamentos e trocas de entregadores, mantendo o índice de satisfação dos consumidores em 80%.

Com a retrospectiva direcionada aos restaurantes, o iFood busca reforçar transparência, apoiar a tomada de decisões e valorizar os estabelecimentos que integram sua rede — em um ano marcado por expansão acelerada e desenvolvimento de soluções digitais para eficiência operacional.