Logo E-Commerce Brasil

Halloween avança lentamente no varejo brasileiro

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O Halloween começa a ganhar espaço no calendário comercial das pequenas e médias empresas (PMEs), segundo dados da Serasa Experian. Mesmo assim, a data ainda está longe de ser uma prioridade. Segundo o levantamento, divulgado em primeira mão à reportagem do E-Commerce Brasil, 21% dos empreendedores afirmaram que pretendem realizar ações especiais relacionadas a 31 de outubro. A expectativa é de aumento entre 10% e 30% nas vendas.

Halloween avança lentamente no varejo brasileiro
(Imagem: Envato)

A maioria (79%), no entanto, não deve promover iniciativas específicas para a data. Entre os que vão investir em campanhas de Halloween, 51% apontaram como principais desafios o foco em outras datas mais relevantes para o negócio e o baixo interesse dos clientes.

As redes sociais foram citadas como o principal canal de venda e comunicação por 40% dos participantes, seguidas pela loja física, mencionada por 33%.

De acordo com Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, os números indicam um avanço gradual na maturidade comercial dos empreendedores. “É possível perceber como os pequenos e médios negócios estão mais atentos a novas formas e canais de atrair clientes, ainda que priorizem outras datas tradicionais do varejo”, afirma.

Perfil das empresas

Entre as companhias que participaram do levantamento, 88% são pequenas e médias e 12% de grande porte. Do total de PMEs, 39% são microempreendedores individuais (MEIs), 27% microempresas, 13% empresas de pequeno porte e 9% médias.

Em relação aos setores, 47% atuam em serviços, 40% no comércio e 13% na indústria. A maior concentração está na região Sudeste (44%), seguida por Sul (20%), Nordeste (17%), Norte (10%) e Centro-Oeste (9%).