Logo E-Commerce Brasil

Grupo Alibaba anuncia novo presidente durante reformulação administrativa

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Logo pela manhã de hoje (20/06), o Grupo Alibaba anunciou que Eddie Wu, presidente do conselho do Taobao e Tmall Group, sucederá Daniel Zhang como diretor executivo. A remodelação executiva da empresa já é considerada a maior desde a sua reestruturação.

Imagem da fachada da empresa Alibaba
Grupo Alibaba adotará um modelo de gestão de holding, o que reflete na maior reformulação em toda a sua história

Eddie Wu, que lidera os negócios de e-commerce doméstico Taobao e Tmall, irá suceder Daniel Zhang como CEO do Alibaba. Já o atual vice-presidente do conselho de administração do Alibaba, Joseph Tsai, assumirá o lugar de Zhang como presidente do conselho.

Tsai, que é dono do time de basquete da NBA Brooklyn Nets, é um cidadão canadense nascido em Taiwan. Vale destacar que o executivo ajudou a fundar o Alibaba no fim década de 1990. Por outro lado, Zhang será CEO e presidente da unidade de computação em nuvem do Alibaba, que poderá ser listada em bolsa dentro de um ano.

Divisões do Grupo Alibaba

Em março, o Alibaba havia anunciado uma possível divisão do grupo em seis unidades de negócios, cada uma com seu próprio CEO e conselho de administração. Além disso, adotará um modelo de gestão de holding, o que reflete na maior reformulação em toda a sua história. As divisões do grupo são:

Grupo de comércio Taobao Tmall

O Taobao Tmall Commerce Group abrange os mercados de comércio eletrônico domésticos do Alibaba. Neste caso, representam mais de dois terços da receita total do Alibaba (são os mercados de e-commerce dominantes na China).

Segundo a empresa afirmou, o Taobao Tmall Commerce Group permanecerá de propriedade integral do Alibaba Group após a reestruturação, ainda que as outras unidades estejam livres para levantar fundos e listar.

Trudy Dai, membro da equipe fundadora do Alibaba, é CEO do Taobao Tmall Commerce Group. Ele foi nomeado como líder em dezembro de 2021, quando a empresa reorganizou seus negócios de e-commerce internacionais e regionais.

Grupo de comércio digital global

O Global Digital Commerce Group do Alibaba inclui seus mercados de e-commerce no exterior — como Lazada, que atende o Sudeste Asiático, e o AliExpress, que se tornou popular na Rússia, América Latina e partes da Europa.

Essas plataformas enfrentam uma concorrência local acirrada nos mercados em que operam fora da China e representam apenas 8% das vendas totais do Alibaba. Elas são algumas das divisões de crescimento mais rápido da empresa.

O CEO do grupo é Jiang Fan, que liderava os negócios internacionais de e-commerce do Alibaba desde dezembro de 2021. Jiang supervisionava anteriormente os negócios Taobao e Tmall.

Grupo de inteligência de nuvem

Dominante no setor doméstico de computação em nuvem da China, o Cloud Intelligence Group do Alibaba tem participação de mercado de 36%.

A divisão também abriga a DAMO Academy, braço de pesquisa do Alibaba para chips e inteligência artificial, bem como o Dingtalk, aplicativo de mensagens no local de trabalho da empresa.

Grupo de serviços locais

Essa divisão inclui serviços de entrega de alimentos e mercearias. Há, por exemplo, o aplicativo Ele.me, assim como o Amap, aplicativo de mapeamento do Alibaba (o grupo compete com a Meituan no setor de entrega de alimentos do país).

De acordo com as empresas de pesquisa CBNData e Trustdata, em 2021 a Ele.me ocupou 27% do mercado de entrega de alimentos da China, em comparação com 67% da Meituan. Atualmente, os serviços locais representam apenas 5% da receita total do Alibaba.

Cainiao Smart Logistics

Foi em 2013 que o Alibaba lançou a Cainiao, fazendo investimentos em várias empresas chinesas de logística. Hoje a unidade é um importante provedor de logística por si só na China, atendendo tanto o Alibaba quanto clientes terceirizados.

Wan Lin continuará como CEO da Cainiao, que hoje representa 7% da receita total do Alibaba — nos próximos 12 a 18 meses, segundo Lin, o braço logístico explorará um IPO.

Grupo de mídia digital e entretenimento

O grupo de mídia e entretenimento digital do Alibaba abrigará o Youku, site de streaming de vídeo no estilo YouTube da empresa, bem como o Alibaba Pictures, sua unidade de produção de filmes.

A última divisão obteve uma vitória em 2019, quando “Green Book”, uma comédia de viagem coproduzida por ela, ganhou o Oscar de Melhor Filme. Seu CEO é Fan Luyuan.

As mudanças no Grupo Alibaba passam a vigorar a partir do dia 10 de setembro.