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Governo busca fortalecer Correios com regulamentação do e-commerce

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O Ministério das Comunicações, sob a liderança do ministro Juscelino Filho, está elaborando uma proposta para regulamentar o serviço de entregas no e-commerce brasileiro. A iniciativa visa fortalecer os Correios, empresa estatal que enfrenta desafios em um mercado em constante crescimento.

Com limitações já defasadas, legislação dos Correios proíbe, por exemplo, o envio de plantas vivas e animais, incluindo materiais para pesquisa científica e reprodução animal

Um grupo de trabalho composto por membros do Ministério e dos Correios está envolvido na criação da proposta, que deve ser finalizada até agosto. O objetivo central é estabelecer um ambiente competitivo mais justo para todos os serviços de entrega do setor, assim como o de garantir níveis de qualidade, padrões de serviço e canais de reclamação eficazes para os consumidores.

O ministro Juscelino Filho reconhece que os Correios operam em desvantagem em relação aos seus concorrentes — em grande parte devido à legislação postal datada de 1978, que limita a atuação da empresa. Ele argumenta que a regulamentação do e-commerce é crucial para modernizar o setor e garantir um ambiente competitivo equilibrado.

Desafios e oportunidades para os Correios

Legislação defasada

A legislação postal vigente impede que os Correios ofereçam serviços inovadores e competitivos, como entregas em horário agendado ou rastreamento em tempo real.

Regras antiquadas

Proibições como o envio de plantas vivas e animais, incluindo materiais para pesquisa científica e reprodução animal, limitam o potencial da empresa.

Competição desigual

Conforme alega o Ministérios das Comunicações, a falta de regulamentação no e-commerce permite que empresas privadas operem sem as mesmas obrigações e responsabilidades dos Correios, criando um cenário competitivo desigual.

Benefícios

Com a regulamentação do e-commerce, espera-se que alguns pontos sejam otimizados, como:

  • Maior competitividade para os Correios, com modernização dos serviços e expansão da base de clientes;
  • Melhoria na qualidade das entregas aos consumidores, assim como maior variedade de opções e canais de reclamação mais eficientes;
  • Fortalecimento para o governo como um todo, com uma empresa estratégica para o desenvolvimento do país e geração de novos empregos.

Fonte: Redação Terra