O Google informou, na última segunda-feira (22), que não vai mais bloquear cookies de terceiros no Chrome. A decisão foi confirmada após seguidos adiamentos (em janeiro e abril) e dá lugar a outras maneiras de segurança de dados que serão implementadas pela gigante norte-americana.
De acordo com o comunicado oficial, o Google incluirá proteção de IP no modo anônimo, além do desenvolvimento de ferramentas da Privacy Sandbox. Entre os motivos para decidir por não depreciar estes dados, estão as opiniões de publicitários, publishers e desenvolvedores web. Além disso, investigações da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido e do Gabinete do Comissário de Informação (ICO) também motivaram esta ação.
“Esse feedback nos ajudou a criar soluções que visam apoiar um mercado competitivo e próspero que funcione para publishers e anunciantes e incentivar a adoção de tecnologias que melhoram a privacidade”, diz em nota.
Parte do foco do Google no Privacy Sandbox se dá também, segundo comunicado oficial, pelo otimismo causado em testes primários com empresas de publicidade.
Situação atual
A partir da decisão de não descontinuar os cookies de terceiros, o Google afirma que deve dar opções aos usuários. A ideia é que a empresa ofereça uma experiência renovada em seu navegador.
“Em vez de descontinuar os cookies de terceiros, apresentaríamos uma nova experiência no Chrome que permitiria às pessoas fazer uma escolha informada à sua navegação na web, e elas poderiam ajustar essa escolha a qualquer momento. Estamos discutindo esse novo caminho com os reguladores e envolveremos a indústria à medida que o implementamos”, complementa a empresa.