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Google terá comparador de preços no Brasil

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Nas próximas semanas, deve estrear no Brasil o Google Product Search, serviço de comparação de preços disponível nos Estados Unidos e em nove outros países.

Para isso, o Google já conversou com empresas brasileiras que desenvolvem sites de comércio eletrônico, e algumas delas já preparam lojas online para fornecer o catálogo de produtos ao comparador do Google.

O Google não deve cobrar taxas do lojista para que seus produtos apareçam na pesquisa, nem aceitar pagamentos para que determinadas ofertas sejam exibidas primeiro na lista de resultados. Em vez disso, o site de buscas ganhará dinheiro exibindo anúncios associados à pesquisa do usuário.

Para o consumidor, o Google Product Search é parecido com outros comparadores de preço. Quando alguém faz uma busca, o serviço mostra uma descrição do produto, o preço mínimo encontrado e uma avaliação (de uma a cinco estrelas) feita pelos usuários. Mais abaixo, aparece a lista de lojas com os respectivos preços — cada uma também com uma avaliação dos usuários. No final, ficam os comentários sobre o produto e uma lista de itens similares.

Para participar do serviço, o lojista faz um cadastro no site Central do Comerciante (Google Merchant Center). Depois, seu sistema de comércio eletrônico precisa gerar um arquivo com os dados do catálogo de produtos e mantê-lo atualizado. Os servidores do Google usarão esse catálogo para a pesquisa de preços.

Quando estreou nos Estados Unidos, em 2002, o serviço se chamava Froogle, uma mistura de frugal com Google. Em 2007, ele foi mudado para Google Products e, depois, para o nome atual.

O Google deve traduzir o nome para o português, chamando-o de Busca de Produtos ou algo similar. O Google Merchant Center já aparece, nos textos em português da empresa, com o nome Central do Comerciante.

Com informações de INFO Online