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Golpistas ficam ainda mais ousados no Natal, alerta executivo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

De acordo com pesquisa realizada pela FControl, especializada na administração e detecção de fraudes em vendas pela internet e televendas, o número de tentativas de fraudes no comércio eletrônico vem crescendo no país, saltando de 1,9% para 2,3% entre janeiro a outubro de 2011, problema que se torna ainda maior neste momento por conta das festas de fim de ano.

Algumas particularidades desta época sazonal impulsionam tais condutas por parte dos fraudadores, entre elas o aumento de ofertas divulgadas massivamente em todos os canais de mídia, destacando inclusive, facilidades de pagamento, observa Marcelo Theodoro, Diretor de Soluções de Pagamento e Antifraude do Buscapé Company. “Esse crescimento de ofertas tem um reflexo proporcional nas vendas, que acabam revelando, de modo geral, uma mudança no perfil de consumo. Afinal, estamos em uma época de compras de presentes para familiares e amigos. Dentro deste cenário, os fraudadores acabam aproveitando a oportunidade e ficam ainda mais ousados, simulando o comportamento do bom comprador, dificultando a identificação do risco, deixando as empresas do e-commerce expostas a fraudes. Por isso, é fundamental adotar soluções inovadoras e inteligentes, capazes de identificar e barrar tentativas de fraude”, recomenda o diretor.

Ainda de acordo com a pesquisa da FControl, os homens são os que mais tentam algum tipo de golpe na internet – 63,2% são do sexo masculino, com idades de 31 a 40 anos de idade –, enquanto os produtos que se encontram em promoção e os mais procurados no e-commerce são os preferidos pelos golpistas nesta época de Natal. “Normalmente, os que mais se encontram no alvo dos fraudadores são produtos de promoções e os itens que costumam fazer mais sucesso nas vendas on-line, como, telefones celulares, tablets, notebooks, consoles de jogos, calçados esportivos, perfumes importados e serviços de recarga para celular ou jogos on-line. Porém, no Natal, o leque fica mais variado e a recorrência de compra de um mesmo produto e o endereço de entrega são fatores mais relevantes do que o produto em si nesta época do ano”, atenta Marcelo Theodoro.

Outro dado importante é que, as regiões Norte e Nordeste ainda são as mais críticas neste aspecto, com destaque para os Estados da Bahia e do Ceará.  Segundo Marcelo Theodoro, neste ano, houve um aumento significativo também na região Centro-oeste, no Distrito Federal, e, em Goiás. Na cidade de São Paulo, os maiores focos foram identificados nas zonas Sul (Capão Redondo, Campo Limpo e Jardim Ângela), Norte (Vila Nova Cachoeirinha) e Leste. “Os casos mais críticos tinham como característica maior quantidade de itens, recompra, valor e região de entrega e utilização de dados não reais”, informa o executivo.

Por isso, para se precaver e reduzir ao mínimo possível o risco de fraude neste Natal, a sugestão é que os pedidos com uma ou mais características suspeitas sejam submetidos à validação e confirmação da compra junto ao portador do cartão. “As lojas devem ficar atentas às compras sucessivas para uma mesma localidade, recorrências em intervalos mais curtos que o padrão, quantidade de itens por compra, produto de alto valor e de fácil liquidez e utilização de dados válidos não reais”, aconselha.

Assim como os consumidores têm seus respectivos perfis de consumo, os fraudadores também contam com características particulares e identificáveis. E, contar com o auxílio da tecnologia como as soluções antifraudes passou a ser fator determinante para as empresas do e-commerce, reforça o executivo. “A melhor forma de proteção é a contratação de uma solução antifraude que conheça muito bem tanto os bastidores de uma operação de e-commerce como o comportamento dos fraudadores. Por meio de dispositivos exclusivos no mercado, as ferramentas da FControl, por exemplo, visam minimizar um dos maiores motivos de fechamento das empresas do comércio eletrônico: as perdas financeiras com as fraudes”, recomenda.

 

Com informações de E-Commerce News