Logo E-Commerce Brasil

Fórum ECBR 2023: Gleicon Moraes, CTO da Arquivei, fala sobre o processo de democratização dos dados

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

As discussões acerca dos dados estão cada vez mais comuns, entretanto falar sobre a democratização do acesso a estes não é comum. Por conta disso, Gleicon Moraes, CTO (diretor de tecnologia) da Arquivei, foi convidado a participar do Fórum E-Commerce Brasil 2023.

Gleicon Moraes, CTO da Arquivei, no Fórum E-Commerce Brasil 2023
Imagem: Gleicon Moraes, CTO da Arquivei palestrando no Fórum E-Commerce Brasil 2023

O primeiro ponto do palestrante faz referência à uma necessidade de padronização dos dados. “Tratando-se de receita, capital ou número de clientes, precisamos falar das mesmas coisas”, afirma. Além disso, na atualidade, cada vez mais marcas e consumidores estão mais conscientes acerca da relevância e dos cuidados no compartilhamento de dados. 

Para Moraes, democratizar os dados significa garantir que as ferramentas utilizadas pelas pessoas sejam seguras de se trabalhar. É importante considerar ainda que todas as empresas operam com dados e possuem as mesmas ferramentas à disposição. 

“Tudo começa com o humano, a tecnologia é um efeito colateral”, afirmou o diretor. 

Outro ponto de atenção diz respeito às plataformas. Gleicon, acredita que é necessário aproximá-las das pessoas, sendo esse o caminho para que mais indivíduos se especializem no processamento dos dados. “Até porque as plataformas de análises estão por todo canto”, justifica. 

Entretanto, cada empresa possui seu próprio ponto de evolução. E é exatamente aqui que se inicia o processo de democratização dos dados, de acordo com Moraes; pois, em sua maioria, as pessoas utilizam plataformas, dados ou códigos prontos de outras empresas, construindo várias companhias especializadas dentro de um único espaço. 

Para concluir, Gleicon defendeu que as organizações devem garantir que o acesso seja para todos: “não adianta criar uma plataforma ou um dado e somente três pessoas da empresa terem esse acesso”.