Uma loja tradicional do Ceará, com foco em produtos para informática, que decidiu dar um passo além do varejo para enfrentar os desafios do comércio eletrônico: esta é a história da Ibyte, contada por Nathalia Silva Martin, gerente de e-commerce e marketplace da Ibyte, no palco Transformação Digital do 14ª Fórum E-commerce Brasil.
Fundada em 2000 como uma empresa que montava computadores na garagem de um dos fundadores, expandiu sua atuação a partir de sua base, em Fortaleza. Hoje a Ibyte possui 37 lojas físicas, todas em sete estados das regiões Nordeste e Norte.
Nathália reforçou um dos principais valores da empresa: foco no cliente. Nesse sentido, os vendedores vão além da oferta de produtos e serviços, assumindo o primeiro atendimento para suporte. “Se você for ao chat, quem assume as perguntas mais complexas são eles”, explicou.
Outra forma de estreitar relações com o cliente é por meio de ações de experiência. A loja promove, por exemplo, encontros locais e torneios de e-sports promovidos em parceria com comunidades gamer da capital cearense. Entre os mais de 3500 itens comercializados pela Ibyte, a linha de produtos para esse público se destaca. “São os que tem a margem mais alta”, observou.
Goldentec: crescimento com rentabilidade
A presença da marca nas redes digitais foi impulsionada com a migração da plataforma de e-commerce para a Vtex, a integração com marketplaces, entre outras ações que posicionam a Ibyte em uma estratégia omnichannel. “O varejo unificado digitalizado ajuda o fluxo de vendas na loja física”, explicou Nathália.
Mas se para o cliente local, que inclui o público B2B, a agilidade na entrega e as ações voltadas à experiência impactam positivamente, a briga pelas vitrines digitais é mais competitiva. “Por mais que a gente consiga bons preços e faça um ótimo SEO, a audiência se concentra nos marketplaces. Os maiores players definem a régua de preço e, sendo um varejista regional, é mais difícil brigar”.
A saída encontrada pela Ibyte foi criar sua própria marca, a Goldentec, e fabricar seus próprios produtos. Além de computadores e itens da linha gamer, o catálogo ultrapassa os mil itens com alta diversidade: monitores, projetores, cadeiras para escritório, dispositivos para automação residencial, produtos de beleza, fritadeira elétrica, copos e garrafas térmicas.
Os números demonstram o que ela diz. No último ano, as vendas de produtos próprios cresceram em 20%. No total, os itens Goldentec representam 13% das vendas. E em marketplaces, o share da marca própria representa 44%.
A diversidade chama a atenção. Uma das apostas da companhia, por exemplo, é a importação e instalação de painéis solares por meio da marca GT Solar. “A marca própria é um pilar que norteia a companhia toda. É o caminho para crescer com rentabilidade”, ressaltou Nathália, atenta ao comportamento e interesse dos consumidores. “Nossa comunicação prioriza os produtos em alta”.
Esse texto foi escrito por André Rosa, em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil 2023.