Logo E-Commerce Brasil

Programas de benefícios fortalecem resultados no e-commerce brasileiro

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Ver página do autor

O comportamento dos consumidores que aproveitam as vantagens dos programas de benefícios do e-commerce tem sido determinante para o crescimento contínuo da receita do setor. De acordo com o Estudo Setorial da Fidelimax, divulgado em dezembro de 2025, varejistas que ainda não optaram por essa abordagem nas vendas online deixam de ter um potencial de incremento no faturamento de até 56%. 

Programas de benefícios: como funcionam e quais as vantagens para o consumidor?
(Imagem: reprodução)

O impacto positivo é bilionário. Essas estratégias foram responsáveis por R$ 21,9 bilhões de faturamento em 2024 no Brasil, um aumento de 17,6% em relação ao ano anterior, conforme a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF). Esse cenário é reforçado pela pesquisa Estratégias e Programas de Fidelidade na América Latina 2025, da EY. O estudo aponta que mais de 82% dos consumidores afirmam que essas abordagens influenciam diretamente no seu nível de gastos.

De acordo com Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e LATAM, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus clientes, os números demonstram que “os programas de benefícios influenciam positivamente na receita, no engajamento e no aumento do volume de vendas, especialmente em picos sazonais como a Black Friday e as festas de fim de ano”.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista nacional cresce em média 4,8% ao ano em volume de vendas, mas dados da Fidelimax apontam que as empresas que investem em programas de benefícios registram uma média de 38% de aumento de faturamento real, 693% a mais que a média nacional.

O executivo explica que o sucesso dessa abordagem depende de metas claras por parte dos varejistas. “A primeira delas é o aumento da recorrência, garantindo que o cliente volte a comprar com frequência previsível. Essa consistência é fundamental para sustentar um crescimento saudável e menos dependente de ações promocionais pontuais”.

Além disso, a expansão orgânica da base de consumidores também é favorecida. Programas bem comunicados tendem a atrair novos consumidores, ampliando o alcance da marca sem depender exclusivamente de investimentos publicitários.

Por fim, Eduardo aponta que a adoção de programas de benefícios reforça significativamente a percepção de marca. “Empresas que oferecem vantagens claras e consistentes são mais recomendadas, um fator essencial para a rentabilidade e competitividade no ambiente digital”, finaliza.