Logo E-Commerce Brasil

FedEx vai testar entrega de encomendas com startup de robôs Nuro

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Ver página do autor
A FedEx e a companhia de robótica Nuro anunciaram na terça-feira (15) acordo para teste de veículos autônomos na entrega de encomendas da companhia norte-americana, começando com um programa piloto em Houston. As companhias vão testar cenários de entrega com os veículos de baixa velocidade e autônomos da Nuro, disse Cosimo Leipold, chefe de parcerias da startup. [caption id="attachment_95043" align="aligncenter" width="1200"]Fedex A FedEx anunciou parceria com a Nuro com veículos autônomos[/caption] “Em vez de enviarmos um motorista para pegar os pacotes, um aparelho como os da Nuro pode ser super útil”, disse Rebecca Yeung, vice-presidente de tecnologias avançadas e inovação da FedEx. Ele considerou a parceria FedEx/Nuro como “muito séria e de longo prazo”. Os veículos da Nuro já estão fazendo entregas para a rede de supermercados norte-americana Kroger e para a cadeia de pizzarias Domino’s na região de Houston, Texas. A Nuro continua testando sua tecnologia no estado do Arizona. A Nuro, cujo robô R2 tem espaço para entrega de carga, mas não para um motorista, levantou no ano passado US$ 500 milhões em financiamento.

FedEx e os testes com robôs

Em um projeto separado, a FedEx está usando um robô menor da Deka Research & Development, chamado de “Roxo”, para entregas de mesmo dia em Plano, no Texas. Já a rival UPS está centrando esforços de entrega autônoma de encomendas em drones. A UPS encomendou vans elétricas da britânica Arrival. Estes veículos são equipados com sensores e câmeras que gradualmente permitirão uso de recursos autônomos, mas ainda precisam de motorista humano. O transporte de pessoas por táxis autônomos tem se mostrado mais difícil e caro do que a entrega de encomendas e comida. Como resultado, companhias de logística estão explorando formas de lançar a tecnologia em rotas previsíveis e mais simples, incluindo em rodovias. Leia também: Mercado Livre lança serviço de entrega no mesmo dia em SP, SC e BA Fonte: Reuters, via Money Times