Facebook planeja abrir lojas físicas para os clientes experimentarem o metaverso
A Meta, controladora do Facebook, planeja abrir lojas físicas para que os consumidores consigam experimentar os produtos da companhia que possibilitam a imersão no metaverso. Entre os produtos, estão óculos Ray-Ban com câmeras embutidas e versões do Oculus.
De acordo com a companhia, a ideia é oferecer uma experiência acolhedora, livre de julgamentos e em um espaço adequado para testes, o que poderia impulsionar a venda dos acessórios.
Segundo reportagem do The New York Times, os planos da companhia de abrir lojas físicas não é de hoje, mas foram adiados pela pandemia e pela mudança de nome da controladora. Com o metaverso, no entanto, a empresa ganhou outro incentivo para aproximar os dispositivos de realidade virtual, ainda caros e pouco acessíveis, às pessoas interessadas.
Até agora, os designs iniciais da loja apontariam para um visual minimalista e moderno, possivelmente inspirados pelo conceito de locais amplos e bem espaçosos da Apple. O nome ainda não está definido, mas as opções iniciais teriam sido Facebook Hub, Facebook Commons, Facebook Innovations, Facebook Reality Store e From Facebook. Apesar das variações serem bem relacionadas à proposta, é possível que Facebook Store seja o escolhido, conforme relatado pelo New York Times, por ser um nome com o qual as pessoas estão familiarizadas.
O local escolhido teria sido o distrito de Burlingame, na Califórnia, nos Estados Unidos, como um projeto-piloto para outras unidades. Vale lembrar que a Meta tem hoje 3,5 bilhões de usuários digitais em todos os seus serviços, mas pouca tradição no meio físico, razão pela qual deve iniciar com cautela essa investida mercadológica.