Um dos maiores e mais frequentes problemas para os que atuam no e-Commerce é o abandono dos carrinhos de compras, mas apenas 16% deles enviam e-mails comerciais tentando reverter a situação.
De acordo com uma pesquisa da Conversion Academy, os melhores e-mails de recuperação de carrinhos de compras geram em média US$17,90 por e-mail enviado, com uma conversão média de 20,8%. Quando um usuário retorna a um carrinho, eles gastam em média 55% a mais do que clientes que compram sem abandono.
Um recente relatório chamado Experian CheetahMail mostrou que campanhas de marketing com e-mails de fidelização geram em média US$0,18 por e-mail enviado, contra US$0,17 de envio em massa, com uma taxa de transação respectivamente de 0,09% e 0,07%.
Algumas campanhas de fidelização são mais eficientes do que a média, como as que anunciam a chegada de um prêmio de fidelidade, que geram em média US$ 6,81 por e-mail com uma taxa de conversão de 1,4%.
As campanhas de natureza diferente, mas possuem o mesmo objetivo: a manutenção de clientes. Consumidores que abandonam seus carrinhos de compras são particularmente mais geradores de valor, com melhores perspectivas de conclusão de vendas. No entanto, nem todas as campanhas de recuperação de carrinho de compras devem ser iguais, com o varejista devendo buscar a mais adequada para o seu negócio.