Novo relatório da Opinion Box traça insights para serem aplicados no Instagram. O intuito do estudo, segundo a empresa, visa otimizar a atração de clientes, estruturar as ações de marketing e, consequentemente, aumentar as vendas. Realizado em janeiro de 2023, reuniu mais de 2.200 entrevistados, entre eles:
– 52% mulheres;
– 48% homens;
– 15% classe AB;
– 85% classe CDE;
– 31% 16 a 29 anos;
– 44% 30 a 49 anos;
– 25% 50 anos ou mais.
Comportamento dos usuários do Instagram
Em 2021, a pesquisadora notou que o Instagram ainda era inferior ao Facebook em relação à escolha dos brasileiros. Em 2022, no entanto, o Instagram se tornou a rede social preferida, com vantagem de 19 pontos percentuais.
Já no começo de 2023 essa vantagem aumentou ainda mais, tornando o Instagram a plataforma mais utilizada por quase metade da amostra. Dentro desse perfil, 52% dos usuários também preferem receber novidades sobre lançamento de produtos.
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Relacionamento com as marcas
Outro dado revelado pelo estudo é que o Instagram é um ambiente propício ao relacionamento dos usuários com empresas — afinal, 44% dos entrevistados usam a rede para interagir com as marcas. O gráfico a seguir deixa esse dado ainda mais evidente:
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Sobre anunciar ou não no Instagram, o relatório mostra que, utilizando uma estratégia mais assertiva, a empresa pode ter o retorno esperado. Isso porque 56% dos entrevistados consideram que os anúncios apresentados têm alguma conexão com eles.
Sobre o acesso às propagandas, 56% afirmam que já clicaram ao menos uma vez em alguma delas:
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Influenciadores dentro do Instagram
A tática de utilizar influenciadores para promover vendas via Instagram pode ser uma boa alternativa. Isso porque 70% dos respondentes dizem seguir tais perfis, enquanto 61% já comprou algum produto indicado por eles.
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Sobre os principais assuntos falados por influenciadores no Instagram, a resposta ficou:
– Saúde/Fitness: 43%
– Viagem e Turismo: 43%
– Finanças: 41%
– Humor: 38%
– Gastronomia/Receitas: 34%
– Moda: 34%
– Maquiagem e estética: 31%
– Empreendedorismo/Negócios: 31%
Stories do Instagram
Muito popular entre usuários de Instagram, o formato de Stories é o queridinho da rede social (56% gostam muito dele). Porém, é interessante saber que há muito mais pessoas assistindo do que postando Stories. Ou seja, esse pode ser um caminho de sucesso para as marcas se destacarem no Instagram.
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Reels
Assim como os Stories, o recurso de vídeos Reels é muito elogiado pelos usuários do Instagram. Ele tem 45% das pessoas afirmando gostar muito (19% dizem não gostar nem um pouco). Outra similaridade com os Stories é que a maioria ainda prefere assistir aos vídeos do que publicá-los.
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Lives do Instagram
Ainda que as lives tenham sobrecarregado as pessoas durante a pandemia, tudo indica que elas ainda são uma boa ferramenta de interação e vendas. Dentro do levantamento, 71% dos usuários gostam de assistir às transmissões no Instagram, enquanto 48% assistem ao menos uma vez na semana. Caso queira o estudo na íntegra, clique aqui para baixá-lo.