Agosto chegou e com ele vem aquela data que movimenta o e-commerce de um jeito único: o dia dos pais. Além de ser um período de presentear quem você ama, é também um momento de demonstrar o amor em família.
Enquanto os compradores pesquisam produtos e preços, os vendedores buscam desenvolver estratégias para atrair esses compradores e conseguirem realizar suas vendas. O meio para essa conexão entre as duas partes é um só: o e-commerce.
O dia dos pais para o e-commerce
Segunda data mais presenteável de 2021, o dia dos pais é uma boa oportunidade para alavancar as vendas e faturar bem. De acordo com uma pesquisa realizada pela Shopee, com 1.200 consumidores, para mapear as intenções de compra para a data deste ano, foi possível identificar alguns pontos, como:
- Aumento na média de valor gasto, 20% a mais do que em 2021, ou seja, R$262,00;
- Alto volume de intenções de compra pela internet (68% dos entrevistados);
- Preço acessível e custo benefício são as maiores prioridades para se realizar uma compra, sendo a resposta de 61% dos entrevistados.
Em quais categorias investir?
Quanto às categorias de produtos, os eletrônicos, como smartphones e afins, são o topo da lista de desejo dos consumidores. Além disso, de acordo com os entrevistados, esporte e lazer, calçados e acessórios de moda também são prioridade. Categorias de uso pessoal, por exemplo, não ficam atrás e podem aparecer em muitos presentes.
A campanha de dia dos pais é para todos os nichos?
Em primeiro lugar, é importante saber que pai não tem um estereótipo definido, uma vez que existem diferentes configurações familiares no mundo todo. Por isso, é fundamental ter cuidado e sensibilidade ao realizar campanhas para essa data sazonal.
Portanto, pode-se considerar que as campanhas de dia dos pais não só podem, como devem buscar atingir todos os nichos. É preciso ter a inclusão como um guia, fazendo assim com que cada vez mais pessoas sejam atraídas e comprem sua ideia.
Estratégias para impulsionar suas vendas
Quem vive de e-commerce e deseja crescer nesse meio, precisa ter as estratégias certas e saber colocá-las em prática. Por isso, separamos algumas para você.
Promoções surpresas
Na semana da data, procure programar uma janela pop-up (aquelas que aparecem destacando algo) e faça promoções diárias relacionadas ao Dia dos Pais. Isso fará com que os clientes estejam sempre atualizados com seu conteúdo. Essa estratégia também contribui para fazer a queima de algum estoque parado.
Invista no frete grátis
O frete é um dos fatores de maior consideração em uma decisão de compra. Em datas sazonais como o dia dos pais, é importante usá-lo com sabedoria e estratégia. O frete grátis sempre é uma boa opção, sendo um poderoso atrativo.
Campanha de mídia paga
Como o mundo digital está em alta, investir em mídia paga é primordial. Neste caso, é preciso fazer um trabalho cuidadoso, definindo os prazos para a criação, aprovação e publicação das campanhas. Também é necessário pensar no investimento financeiro para a realização dessas campanhas, tendo em mente a meta de faturamento desejado.
Crie kits especiais
Criar kits especiais fará com que o cliente compre mais de um produto, aumentando, assim, o ticket médio das suas vendas. Neste caso, é interessante fazer kits e combos personalizados, dando a ideia de exclusividade a quem comprar.
Dicas valiosas
Identificar produtos com potencial de venda
É importante ter critério em uma data como essa, selecionando, por exemplo, produtos que estejam com preços atrativos e que se encaixem na procura, e os deixando em destaque em seu site. Um exemplo disso, é saber usar produtos que se relacionam com fatores externos, como o caso de produtos voltados para o futebol. Em um ano de copa do mundo, é um bom investimento.
Ter atenção aos prazos de entrega
Em compras para datas especiais, é normal contar com aqueles que compram na véspera. Justamente por isso, é importante que a loja ofereça prazo de entrega rápido e vantagens como frete grátis, por exemplo.
Focar na experiência do consumidor
Em uma sociedade cada vez mais dinâmica, qualquer ponto que o comprador sentir dificuldade no processo de compra, poderá fazer com que ele desista de comprar. Por isso, invista em proporcionar uma experiência única, facilitando o processo, desde o momento da procura por preços, até o prazo de entrega e as condições de pagamento.
Fazer campanhas de remarketing
Buscar novos compradores é fundamental, porém, trazer de volta quem já comprou, também. Dessa forma, invista em campanhas de remarketing para se comunicar com a base de leads de pessoas que já compraram em sua loja, oferecendo um cupom de desconto ou alguma condição especial para atrair novamente esses consumidores.
Investir na personalização do site
A personalização do site é responsável por deixá-lo visualmente atrativo. Deste modo, é preciso estabelecer um diferencial tanto nos elementos visuais, quanto nos textos. Uma boa prática é atualizar a descrição de determinados produtos, destacando seus atributos mais relevantes.
Portanto, fazer uso das estratégias certas nesta data, irá permitir uma evolução nas vendas e, consequentemente, um maior faturamento. Ter ao seu lado quem contribui para isso, também é de grande importância.
A wap.store, por exemplo, possui uma agência de performance, que elabora estratégias em cima de sazonalidades e ajuda na construção de seu negócio.
Para entender mais sobre essas estratégias e crescer suas vendas no dia dos pais, acesse o site da wap.store!
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