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Empresas com foco na geração de leads online são as que mais crescem

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Empresas do setor de serviços que geram 40% ou mais de seus leads pela internet apresentam crescimento quatro vezes superior aquelas que não o fazem, de acordo com trabalho apresentado em novembro de 2011 da Hinge Marketing. Dados do estudo “Online Marketing for Professional Services Firms” indicam que a taxa média de crescimento registrada pelas empresas ao longo dois últimos anos é maior (63,9%) entre aquelas que geraram entre 40-59% de seus leads através de canais online, seguido de perto pelo grupo que gerou de 80-100% (60,7%). Por outro lado, os comerciantes que não geraram leads online apresentaram uma taxa média de crescimento de 15%. O estudo observa que os resultados se diferem conforme o porte das empresas, com os valores médios sendo selecionados por ser a medida de tendência central mais estável. Quase metade (48,1%) das empresas afirmam gerar menos de 20% do total de seus leads online, enquanto outros 14,8% geraram 40% ou mais.

O percentual de leads gerados pela internet parece ter uma relação direta com a lucratividade. Empresas que geraram de 80-100% de seus leads online apresentaram uma rentabilidade média corrente de 32,5% das receitas, acima da lucratividade de empresas que geraram de 60-79% e 40-59% de seus leads online (30% e 25% das receitas respectivamente). Empresas que não geraram leads em canais digitais apresentaram um lucro de 15%, ficando apenas a frente dos comerciantes que geraram de 1-19% de seus leads na internet (14%). O estudo afirma que o aumento da rentabilidade dentre as empresas que geram maior percentual de seus leads pela interneté porque o marketing digital envolve menos custos que o marketing tradicional.

O LinkedIn e o e-mail marketing são os canais mais utilizados para a geração de leadsonline e recrutamento dentre as empresas inclusas no estudo, acima de Search Engine Optimization (SEO), web analytics, white papers e e-books. Anúncios do tipo pay-per-clic(PPC) e em banners aparecem na parte inferior da lista, com a maioria das empresas não reportando o foco nestes formados. Dentre as que afirmam fazer uso destas técnicas, o email marketing e o SEO foram os mais lembrados, com os anúncios PPC e em banners novamente ficando entre os menos utilizados.

Os entrevistados relatam que white papers, e-books, SEO, blogs, email marketing e newsletters são as técnicas de marketing digital mais eficientes na geração de leads online e recrutamento de mão de obra, enquanto o YouTube e anúncios no formato PPC ou em banners são considerados menos eficazes. Quando os entrevistados foram segmentados por sua taxa de crescimento, os dados mostram que as empresas com desempenho superior são mais focadas em blogs e SEO que aquelas que apresentaram crescimento médio, embora também sejam focadas em PPC e banners.

De acordo com outro relatório apresentado em novembro pela Webmarketing123 (clique aqui para ler), o SEO é o maior gerador de leads na web, citado por mais da metade (57,4%) dos profissionais do marketing B2B e por 41% dos profissionais B2C. Por outro lado, uma parcela de 24,8% dos entrevistados que atuam no mercado B2B e 34,2% do B2C afirmam ter derivado o maior impacto em suas gerações de leads a partir de anúncios pay-per-clic.

Mais de dois terços dos comerciantes afirmam não terceirizar qualquer tipo de campanha de marketing digital, embora cerca de 1 entre 8 terceirizem mais de 40% destas atividades.

Outros Resultados:

Cerca de um quarto das empresas buscam 40% ou mais de suas contratações via online.

Cerca de dois terços das empresas irão aumentar seus gastos em marketing digital nos próximos 12 meses.

A maioria (34,3%) das empresas atualiza seus websites mensalmente, seguida por semanal (31,1%) e anual (24,6%).

Quase metade (43,9%) das empresas afirmam que emails diretos são a principal de os consumidores contatá-los, seguidos por formulários de contato em websites (28,6%) e ligações telefônicas (24,1%).