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Maioria dos consumidores de marketplaces são da classe C, mostra estudo

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Às vésperas do Natal, que pretende movimentar R$ 26,82 bilhões em 2025, a Serasa Experian divulgou um estudo sobre o perfil de consumo dos brasileiros em marketplaces e as possibilidades de segmentação para o setor. A análise considerou uma base de 54 milhões de CPFs e aponta que 93,7% dos consumidores com afinidade ao canal têm capacidade de pagamento de até R$ 2 mil. Dentro desse grupo, 67,7% possuem renda mensal de até R$ 2 mil.

Marketplaces avançam no luxo, mas ainda enfrentam barreiras culturais
(Imagem: Envato)

No topo da pirâmide estão 1,8% dos consumidores analisados, que apresentam capacidade de pagamento acima de R$ 4 mil. Entre eles, 69% têm renda superior a R$ 10 mil e concentram maior uso de serviços digitais e financeiros. Já o grupo intermediário, que representa 4,5% da base, reúne consumidores com capacidade de pagamento entre R$ 2 mil e R$ 4 mil, sendo que metade deles possui renda acima de R$ 6 mil.

O estudo foi elaborado a partir da plataforma Insights Hub, da Serasa Experian, que reúne dados analíticos, comportamentais e financeiros. A avaliação cruzou informações como capacidade de pagamento e probabilidade de compra em marketplaces, além de renda, pontualidade de pagamento, dívidas em atraso e Serasa Score.

Segundo Gustavo Monteiro, diretor de Software Solutions da Serasa Experian, datas de forte consumo exigem estratégias mais direcionadas por parte do varejo. De acordo com ele, compreender a capacidade de pagamento e os hábitos de compra dos consumidores em marketplaces permite ajustar ofertas, canais e experiências de acordo com o orçamento de cada perfil.

Perfil por classe social

Entre os consumidores com menor capacidade de pagamento, de até R$ 2 mil, a maioria pertence às classes C (51,6%) e D (25%), enquanto 17,4% estão na classe B. Esse público apresenta alto engajamento digital: 73,1% realizam compras online, 60,2% demonstram afinidade com produtos de moda e 57,4% são leitores digitais.

Em relação ao comportamento financeiro, 61,7% têm pontualidade de pagamento entre 76% e 100%, 39,1% utilizam cartão de crédito e 41,7% concentram-se na faixa intermediária do Serasa Score, entre 401 e 600.

No grupo intermediário, com capacidade de pagamento entre R$ 2 mil e R$ 4 mil, predominam consumidores das classes B (48,1%) e C (33,8%). Nesse segmento, 88,5% fazem compras online, 70,8% são usuários intensivos de cartão de crédito e 91,3% não possuem dívidas em atraso. O Serasa Score é majoritariamente elevado, com 52,7% entre 801 e 1000 e 35,8% entre 601 e 800.

Já entre os consumidores com maior capacidade de pagamento, acima de R$ 4 mil, há maior concentração nas classes B (52,7%) e A (20%). Esse grupo se destaca pelo alto uso de canais digitais: 95,6% compram online, 89,6% utilizam intensivamente cartão de crédito e 85,5% recorrem a bancos digitais. Em termos financeiros, 98,3% apresentam pontualidade de pagamento elevada e 50,4% registram Serasa Score entre 801 e 1000.

Para Monteiro, o avanço da concorrência no varejo digital aumenta a importância de estratégias personalizadas. Segundo ele, combinar informações financeiras e comportamentais ajuda empresas a desenhar campanhas mais alinhadas ao perfil e ao momento de cada consumidor, tanto no ambiente online quanto no físico.