Logo E-Commerce Brasil

Em novembro, 15% dos norte-americanos devem acessar sites de varejo por vias móveis

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Aproximadamente 15% dos consumidores norte-americanos devem acessar algum varejista eletrônico por meio de dispositivos móveis durante o mês de novembro deste ano, de acordo com um estudo publicado recentemente pela IBM Coremetrics. Dados do “IBM Coremetrics Benchmark” ainda revelam que uma parcela de 11% destes consumidores fez uso de seu aparelho móvel para visitar algum site de varejo durante o mês de outubro, o que representa um crescimento de 250% em relação aos 4,2% verificados no mesmo período do ano anterior. Além disso, as vendas geradas em plataformas móveis continuam apresentando um bom desempenho naquele país, crescendo aproximadamente 9,6% ao longo do mês de outubro, índice quase três vezes maior que os 3,4% registrados durante o mesmo período do ano anterior. Para novembro, é previsto um incremento ainda maior (12-15%) no ano a ano.

O estudo ainda sugere que os consumidores que optarem por realizar suas compras através de dispositivos móveis devem apresentar uma taxa de rejeição maior que a de usuários de computadores (44,2% contra 37,3%). Curiosamente, é a primeira vez que o relatório da IBM prevê um índice de consumo semelhante entre os usuários do iPhone e Android, com respectivamente 4% e 3,5%, enquanto no ano anterior o produto da Apple apresentava o dobro da taxa de seu concorrente.

Além disso, proprietários de iPad realizam mais compras por visita que usuários de outros aparelhos móveis. Em outubro de 2011, a taxa de conversão apresentada pelos consumidores que fazem uso de iPad atingiu o índice de 6,8%, quase o dobro da taxa média geral (3,6%).

Segundo o estudo, um total de 9,2% dos consumidores que visitaram sites de varejo direcionados por sites de redes sociais realizou alguma aquisição no mês anterior, quando comparado com 5,5% dos usuários que entraram diretamente em sites do gênero. O Facebook gerou o maior tráfego oriundo de redes sociais, com 77% do total.

Uso de aparelhos móveis para pesquisas ou compras é popular no Brasil:

Um total de 79% dos consumidores brasileiros afirma utilizar dispositivos móveis para pesquisas ou compras na internet, segundo dados de um estudo apresentado MEF – Mobile Entertainment Forum. Globalmente, este índice é de 80%.