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Em 2023, 4,09% das transações nos e-commerces brasileiros foram tentativas de fraude

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A média de tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro caiu de 5,77% em 2022 para 4,09% em 2023, o que representa uma retração de 29,11%. Os números fazem parte do Raio-X da Fraude 2024, um levantamento feito a partir de transações analisadas pela Konduto, a vertical de antifraudes da Equifax | BoaVista. O estudo, anual, é considerado um dos mais completos sobre fraudes on-line do Brasil.

“Esses percentuais são importantes porque mostram um avanço no combate à fraude nas transações feitas por e-commerces, no entanto, 4,09% ainda representam uma média de tentativas de fraudes muito elevada e indicam o quanto as empresas que fazem vendas on-line precisam estar atentas e prevenidas para combater e, com isso, minimizar as ações dos criminosos”, avalia Pedro Tavares, Superintendente de Antifraude da Equifax | BoaVista.

Segundo o especialista, campanhas realizadas pelos emissores de cartão conscientizando o público sobre riscos de golpes aumentaram o conhecimento da população e têm dificultado a captura dos dados por parte de fraudadores. Por outro lado, para ultrapassar esse obstáculo, quem frauda avança com novas técnicas, exigindo que os e-commerces tenham uma barreira cada vez mais eficiente de antifraude. Para Tavares, é a união de bancos, sociedade, lojistas e antifraudes que faz as fraudes perderem forças, e tornam o consumo on-line mais seguro, o reflexo disso tudo se observa pela queda da média de tentativas de fraudes de 2023. 

Dias preferidos das compras e das fraudes

Terça e quarta-feira são os dias da semana nos quais os consumidores fizeram mais compras on-line no ano passado, e foram eles também os dias da semana com o maior volume de fraudes. Já os fins de semana são menos movimentados, tanto nas transações comerciais quanto nas fraudes. A imagem abaixo contém o detalhamento:

Fonte: Equifax | BoaVista

Das 12h às 18h: esse é o turno de quem compra e também de quem frauda, segundo o estudo da Equifax | BoaVista. 39,90% das ações dos golpistas aconteceram neste período. Da meia-noite às 5h59 os volumes no e-commerce diminuem muito. Em 2023 apenas 7,17% aconteceram de madrugada.  

Pedro Tavares explica que ao contrário dos shoppings, onde os corredores ficam lotados nos fins de semana, nas compras on-line é durante a semana e no horário comercial que a movimentação acontece. Pelo Raio-X da Fraude 2024, o pico de atividades ocorre entre 12h e 17h, período no qual os clientes encontram um momento para fazer as compras. No entanto, é justamente nesse período que, junto aos bons compradores, os fraudadores tentam ultrapassar as barreiras de segurança.  

Mobile versus desktop 

O celular (mobile) é o principal dispositivo usado para compras em e-commerces e, por este motivo, mais de 70% das compras e das fraudes são realizadas pelo dispositivo. Já compras maiores, segundo o estudo, são feitas em telas maiores. O ticket médio das compras feitas em desktop é outro indicativo que surpreende, sendo 69% maior do que no mobile. 

Em 2023, 75,21% das vendas foram feitas pelo celular e 24,79% em desktop. Consecutivamente, as tentativas de fraude foram impactadas, saltando de 71,73% em 2022 para 72,69% no mobile e de 28,27% em 2022 para 27,31% em 2023, em computadores. 

O ticket médio das compras feitas pelo celular, por sua vez, saltou de R$280 em 2022, para R$309, em 2023. Enquanto as compras feitas pelo computador saíram dos R$462 em 2022, para R$523, em 2023. Detalhes na imagem abaixo:

Fonte: Equifax | BoaVista

Mês a mês, 2023 rendeu surpresas

Entre janeiro e março, o e-commerce registrou um volume acima do esperado para a época, tanto de compras, quanto de tentativas de fraudes. 11,59% das fraudes, por exemplo, aconteceram em janeiro, nem todas confirmadas em chargeback, explica Tavares. Já entre outubro e dezembro o movimento observado foi de reduções, ainda que percentualmente pequenas (até 1,2%). 

“Após um início de ano muito otimista, percebemos que a partir de junho os volumes tenderam a reduzir na comparação de um ano (2022) para outro (2023). Assim, para 2024 o importante é manter o antifraude ligado sempre. Para a Equifax | BoaVista, a máxima segue valendo: monitorar é fundamental e precisa ser feito o tempo todo – inclusive em meses que costumam ser de baixo movimento nas vendas”, completa o superintendente de antifraude da companhia. 

Metodologia 

O Raio-X da Fraude 2024 foi realizado pela Equifax | BoaVista entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023, com o objetivo de traçar um panorama das fraudes em meios de pagamentos digitais a partir de dados de transações analisados pela Konduto, sua vertical de antifraude.