Logo E-Commerce Brasil

Eletrodomésticos lideram vendas de usados no 1º semestre pela OLX

Por: Alice Lopes

Jornalista no E-Commerce Brasil

Jornalista no E-commerce Brasil, graduada pela Universidade Nove de Julho e apaixonada por comunicação.

Ver página do autor

Os eletrodomésticos foram os itens usados mais vendidos no marketplace da OLX no primeiro semestre de 2025, de acordo com levantamento da plataforma. O resultado confirma a força de produtos de uso cotidiano na economia circular e no consumo consciente. Eletrônicos e celulares aparecem na segunda posição, seguidos por móveis, informática e autopeças, consolidando o perfil de categorias que movimentam o mercado de segunda mão.

Eletrodomésticos olx vendas
(Imagem: Envato)

Consumo consciente e categorias em destaque

A pesquisa Perfil do Vendedor, realizada em abril de 2025 com 800 entrevistados, mostra que os usuários esperam arrecadar em média R$ 2 mil com a venda de itens sem uso. Para Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX, esse movimento reforça a atratividade de produtos comuns no dia a dia.

“São produtos que todo mundo tem em casa e que rendem bons negócios tanto para quem vende, como desapego e renda extra, como para quem compra, com preços mais vantajosos”, afirma o executivo.

Segundo a OLX, 39% de todas as comercializações de bens de consumo em 2024 vieram das três principais categorias apontadas no estudo. Entre os termos mais buscados no marketplace em 2025, autopeças lideraram o ranking, seguidas por eletrodomésticos e móveis.

Nas subcategorias, os celulares e smartphones foram os itens mais vendidos no semestre. Geladeiras e freezers, peças e acessórios automotivos e consoles de videogame também se destacaram, enquanto fogões e fornos completaram o top 5 de vendas.