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E-Shopper Barometer traz preferências do consumidor e constata crescimento do e-commerce brasileiro

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Entender o comportamento do consumidor digital e suas preferências é essencial para que as empresas do e-commerce desenvolvam estratégias, produtos e soluções que levem a uma experiência positiva de compra. A Jadlog, como uma das principais operadoras logísticas do setor, acompanha as tendências do consumidor online, alinhando as demandas aos seus produtos e serviços. E, nesses sentido, conta com uma importante referência: a pesquisa E-Shopper Barometer, realizada anualmente pela controladora Geopost, a maior rede de entregas de encomendas da Europa, com atuação em 22 países. 

Recentemente divulgada pela Jadlog, a edição deste ano da pesquisa trouxe importantes insights sobre o mercado brasileiro, onde o e-commerce atingiu 10% do varejo total, enquanto o número de compradores pela internet cresceu três pontos percentuais. Em 2023, 68% da população brasileira realizou compras na internet, na proporção de 3,8 encomendas por mês, segundo a pesquisa da Geopost, que também dá importantes pistas quando o assunto é a entrega.

Saber qual a transportadora responsável traz mais segurança ao processo na opinião de 65% dos consumidores entrevistados. E os e-shoppers querem, em ordem de preferência, receber notificações em tempo real, ter previsão da hora da entrega, receber a entrega no mesmo dia e receber onde ele estiver. Em seguida vem a preferência por entrega no dia seguinte e contar com várias opções de entrega, além da possibilidade de reagendar a data de recebimento.

Ser informado sobre o prazo exato de entrega no intervalo de uma hora e poder escolher o dia e horário específicos de recebimento são fatores importantes para 84% dos e-shoppers brasileiros entrevistados.

Neste cenário, a rede de Pickup, com mais de 4 mil pontos parceiros de bairro nos grandes centros brasileiros, e a ferramenta Predict, que informa eletronicamente o comprador da janela de duas horas no dia do recebimento, ganham cada vez mais relevância nas operações da Jadlog. 

“É fundamental disponibilizar ferramentas que sinalizem para o cliente onde está a encomenda. Opções de entregas e Informação em tempo real são cada vez mais valorizadas”, observa Bruno Tortorello, presidente da Jadlog. “Nossos serviços e ferramentas trazem conveniência ao consumidor ao sinalizar onde está a sua encomenda e dar opções de entregas e Informação em tempo real. São conveniências que garantem a melhor a experiência de compra”.

Logística reversa

Em um país como o Brasil em que 48% dos consumidores concentram suas compras em artigos de moda e 43% em calçados, produtos de beleza e de cuidados com a saúde, a logística reversa é um ponto crucial para atender essa demanda. 

Afinal, como mostrou o E-Shopper Barômetro, 7% dos consumidores devolveram sua última compra e, dentre eles, 49% consideraram positivo o processo de devolução. Destaca-se ainda o fato de que 7% das devoluções já são feitas em um ponto de movimentações de remessas, a exemplo dos pontos Pickup da Jadlog. 

Os pontos Pickup são estratégicos por sua capilaridade – na Jadlog, são mais de 4 mil locais disponíveis em todo o país – e pela proximidade com o consumidor, já que estão localizados em pontos comerciais de bairro. Por isso, não há filas de espera e o sistema também garante praticidade ao realizar a operação via QR Code, sem a necessidade de impressão de etiquetas.

Utilizar pontos de bairro também é favorável ao meio ambiente, pois reduz a circulação de veículos nas cidades para entrega das encomendas. E os consumidores valorizam cada vez mais a oferta de opções de entregas ambientalmente sustentáveis, segundo apontaram 77% dos entrevistados na pesquisa. Quase a mesma porcentagem (68%) afirmou que a escolha por alternativas de entregas ecologicamente corretas é importante quando realiza compras online. 

Economia de tempo e sem estresse

O e-commerce continua sendo visto positivamente, com uma maneira de economizar tempo, na opinião de 79% dos e-shoppers; de reduzir o estresse, se comparado às compras em lojas físicas, segundo 65% deles, e é muito conveniente para 53%, mesmo se houver necessidade de devolver alguma compra. Inclusive 55% dos entrevistados acreditam que conseguem comprar pela internet perto de 100% dos produtos que necessitam.

“Os consumidores seguem amplamente convencidos sobre os benefícios do comércio eletrônico, como a economia de tempo e dinheiro em relação às compras nas lojas físicas”, observa o presidente da Jadlog.

O papel do preço na decisão de compra

Os desafios macroeconômicos de inflação e juros altos do Brasil fizeram com que o e-shopper brasileiro ficasse ainda mais sensível aos preços. Segundo a pesquisa, 77% disseram que o valor do produto é o principal ponto na decisão de compra. Por outro lado, 72% dizem que economizam dinheiro comprando online.

Outros fatores que influenciam o preço final também são citados na pesquisa. Por exemplo, os principais critérios de realização de compras, segundo 48% dos consumidores, estão relacionados às entregas grátis e 23% deles dão preferência para produtos que não têm taxas ou adicionais de valor ocultos no preço, enquanto 20% observam a devolução grátis. 

Encontrar melhores negócios continua sendo a principal motivação do e-commerce segundo 82% dos entrevistados, principalmente no cenário macroeconômico brasileiro, que vem influenciando as importações. A pesquisa mostrou que quase 6 em cada 10 e-shoppers brasileiros (ou 59%) compram em sites estrangeiros, especialmente nos chineses (83%), norte-americanos (35%) e argentinos (6%). 

Crescimento do C2C

As transações C2C, nas quais os consumidores usam as plataformas de e-commerce para comprar ou vender produtos de segunda mão, é uma tendência crescente, conforme mostrou a E-Shopper Barometer. Em 2023, 53% dos consumidores compraram ou venderam produtos usados pela internet, buscando economizar dinheiro, obter uma renda extra ou liberar espaço no armário. Ainda há poucos vendedores (21%) em plataformas C2C no Brasil, mas o potencial de crescimento é enorme.

Atenta a este crescimento e focada em atender o pequeno e-commerce e os empreendedores digitais, a Jadlog lançou recentemente a plataforma própria de envios Jadlog Entregas, pela qual os usuários realizam todo o processo de envio eletronicamente e despacham as encomendas nos pontos Pickup ou em uma das franquias da Jadlog.

A plataforma possui mais de 10 mil usuários conectados, e a tendência é de aumento de clientes e volumes, inclusive em função da integração com plataformas de e-commerce como a Nuvemshop.