Logo E-Commerce Brasil

E-mail Marketing se mantém como grande influenciador de consumidores

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O e-mail marketing ainda é um canal poderoso, quando o assunto é influenciar o e-consumidor na tomada de decisão de compra, com 66% dos consumidores norte-americanos revelando ter realizado uma compra a partir de um e-mail recebido, proporção quase três vezes superior quando comparado aos que afirmam o mesmo para publicações no Facebook (20%) ou mensagem de texto – SMS (16%), de acordo com um estudo elaborado pela Exact Target. Curiosamente, a mala direta também continua mais viva do que nunca como influenciadora, com 65% dos inquiridos afirmando ser influenciados por este canal. Por outro lado, os aplicativos voltados para aparelhos portáteis (10%) e os canais sociais como Twitter (6%) e Linkedln (4%) são menos relevantes ao influenciar os consumidores.

Porém, as mensagens de empresas em redes sociais tendem a atingir com mais relevância a geração jovem: adolescentes (com idades entre 15 e 17 anos) são mais susceptíveis a comprar após visualizar posts de empesas em sites de redes sociais como Facebook (32%) e Twitter (16%).

Consumidores preferem receber ofertas através de e-mails

Mais de três quartos (77%) dos consumidores preferem receber ofertas de empresas através de sua caixa de correio eletrônica. A mala direta é a segunda opção (9%), seguida por SMS (5%), Facebook (4%) e ligações telefônicas (2%). Neste quesito, o e-mail também é o canal preferido mesmo entre adolescentes (66%), segundo a pesquisa.

A preferência se mantém ao longo do tempo

A ordem dos canais preferenciais não mudaram muito ao longo dos anos. Em 2008, o e-mail foi o canal de comunicação mais utilizado para receber ofertas, sendo o canal favorito para 72% dos consumidores, um pouco menos em relação aos 77% verificados em 2012.

Entretanto, quando se trata de comunicação pessoal, a preferência dos consumidores alterou drasticamente em favor das redes sociais e mensagens de texto:

45% atualmente utilizam e-mail para comunicação pessoal, ante 66% verificados em 2008.

36% usam mensagens de texto para esta finalidade, crescimento de 16%

13% acessam redes sociais para comunicação pessoal, aumento de 3%.

E-mail também lidera em compartilhando conteúdo

Tais mudanças nas preferências são refletidas na maneira como as pessoas – particularmente as gerações mais jovens – compartilham conteúdos com amigos e familiares.

O e-mail é o canal de compartilhamento de conteúdo mais popular, superando até mesmo o Facebook por 30 pontos percentuais (63% x 33%). Entretanto, os adolescentes são os que compartilham mais conteúdos via Facebook do que via e-mail (54% x 47%)

E-mail é utilizado com maior frequência

Quando indagados sobre os canais que utilizam com maior frequência, o e-mail e o Facebook são de longe os mais populares, com 96% dos consumidores entrevistados afirmando interagir com e-mails ao menos uma vez por semana, enquanto 70% afirmam o mesmo para o Facebook. Apenas 20% revelam utilizar o Twitter com esta mesma frequência.