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E-commerce mantém ritmo forte em julho e Prime Day impulsiona Amazon, diz BofA

Por: Alice Lopes

Jornalista no E-Commerce Brasil

Jornalista no E-commerce Brasil, graduada pela Universidade Nove de Julho e apaixonada por comunicação.

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O e-commerce manteve o ritmo de crescimento em julho, segundo relatório do Bank of America (BofA). Dados agregados de transações com cartões de crédito e débito mostraram que os gastos online subiram 7% na comparação anual, repetindo o desempenho de junho.

E-commerce mantém ritmo forte em julho e Prime Day impulsiona Amazon, diz BofA
(Imagem: reprodução)

Ao mesmo tempo, as vendas em lojas físicas recuaram 1% no período, elevando a participação do comércio eletrônico em 150 pontos-base, para 28,3% do total. De acordo com o banco, o avanço foi impulsionado pelo período prolongado de promoções do Prime Day e por ações de concorrentes.

Participação do e-commerce no varejo avança e efeito da reabertura perde força

O BofA observou que, no acumulado do ano, a participação do online no varejo acelerou após os anúncios de tarifas. A análise também indica uma melhora gradual nos ganhos mensais desde 2023, sinalizando que o impacto da reabertura econômica sobre as vendas digitais continua a diminuir.

Amazon registra dados iniciais positivos

Para a Amazon, os dados preliminares do setor foram considerados “construtivos” para a América do Norte. As projeções de mercado apontam crescimento de 9% no varejo no terceiro trimestre, abaixo dos 11% do segundo trimestre.

O levantamento do BofA mostra que julho manteve o ritmo de junho e apresentou leve melhora frente ao segundo trimestre como um todo, que registrou alta de 6% ano a ano. O resultado teria sido impulsionado pelo Prime Day.

O banco destacou que a Amazon está “relativamente bem posicionada com o envio antecipado de estoque” mesmo diante da incerteza tarifária, mantendo recomendação de compra para as ações.

Setor de entregas e categorias em destaque

No segmento de entregas, os gastos online em restaurantes cresceram 9% em julho, acima dos 8% do segundo trimestre, favorecendo empresas como o DoorDash. Já o e-commerce de supermercados avançou 7% em relação ao mesmo mês de 2024, em linha com o desempenho do trimestre anterior.

Entre as categorias com maior aceleração em julho, o relatório cita artigos esportivos, lojas de departamento e saúde e cuidados pessoais. Já transporte, entrega de restaurantes e supermercados apresentaram leve desaceleração.

O BofA avalia que o comércio eletrônico seguirá se beneficiando de fatores estruturais favoráveis, sustentando o crescimento mesmo em um cenário de incertezas econômicas.