O total de compras via e-commerce continua em uma tendência de crescimento, mas com menor intensidade. A atualização do estudo Impactos da Covid-19 no Comportamento do E-commerce Brasileiro, da Ebit|Nielsen, divulgada na quinta-feira (16), mostra que houve crescimento de 3,6%, comparando as semanas de 07/04 a 13/04 vs 31/03 a 06/04.
A Páscoa foi um destaque no e-commerce em 2020, com crescimento no faturamento em função do aumento da quantidade de pedidos no período.
Seguindo esse movimento, grande parte das principais categorias de e-commerce (Eletrônicos, Telefonia, Casa & Decoração e Moda & Acessórios) também cresceram, mas de forma menos intensa.
A categoria de Informática, no entanto, apresenta retração de 8,8% em função da redução de pedidos e também do ticket médio. Além disso, as categorias de produtos de giro rápido (FMCG) ficaram praticamente estáveis (+0,5%), atingindo o maior patamar de vendas semanais no ano de 2020, com 13,5% de importância em pedidos total das compras online.
Segundo o estudo, a quantidade de pedidos segue em crescimento, mas é compensada pela redução do ticket médio. O prazo médio de entrega prometido teve redução no número de dias no comparativo das semanas, porém, um aumento de oito dias se comparado com o período antes da crise.
Principais insights da semana
A quantidade de pedidos segue em crescimento constante, atingindo o maior patamar do ano de 2020 em uma semana, segundo a Ebit|Nielsen.
O crescimento em faturamento desacelera em função da redução do ticket médio. No entanto, ainda é fundamental observar as movimentações dos lojistas nas próximas semanas para obter conclusões mais concretas sobre que está por vir no e-commerce brasileiro.
Na pesquisa de intenção de compras online do segundo trimestre do ano, os consumidores já declaram que a Covid-19 é uma das motivações de compra no online.
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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil