Material traz os benefícios da prática, que está relacionada diretamente com a performance do colaborador
Não é novidade que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, ainda mais se o assunto é a área de tecnologia. E hoje em dia, manter bons talentos vai além de bons salários pagos. A Deloitte, líder em serviços de auditoria, consultoria, assessoria financeira, por exemplo, pelo estudo “Talent 2020: Surveying the Talent Paradox from the Employee Perspective” descobriu que 42% dos seus entrevistados vão atrás de uma nova jornada quando entendem que o local de trabalho que estão não valoriza suas habilidades e nem oferecem um plano de carreira e ascensão.
Pensando nisso, e na dificuldade de pensar em estratégias que foquem em motivar bons talentos a permanecerem nas empresas, o DUCZ, cartão de benefícios flexíveis do Grupo DB1, elaborou o ebook “Retenção de Talentos de Ponta a Ponta”. Gratuito, o material será apresentado no Fórum E-Commerce Brasil 2022 e visa instruir o meio corporativo a lidar de forma sustentável com os colaboradores.
No material de 28 páginas, o produto inicia abordando o que é a retenção de talentos. O que na prática, de acordo com o produto, são as estratégias e ações organizadas pela empresa para que os melhores funcionários permaneçam. “E que possam exercer suas funções dentro da organização, de forma motivada e visando não só atingir o crescimento da empresa, mas o pessoal. E que haja espaço para isso”, pontua o head de produtos do DUCZ, Cledison de Souza Cerqueira.
Logo em seguida, o material traz os benefícios da retenção de talentos, que está relacionada diretamente com a performance do colaborador. De acordo com o head, promover a valorização, que acaba na retenção, traz mais troca de experiência, melhoria na produtividade, auxílio na economia de gastos, manutenção do capital intelectual, garantia de qualidade e atração de novos talentos.
O ponto inicial, defendido pela marca, é a contratação, que envolve a criação da uma Marca Empregadora, com página de carreiras, programa de indicação, pilares de cultura e dar voz aos colaboradores. Contudo, o head lembra que tais ações estão ligadas à proatividade do RH, juntamente às lideranças. E dentre os pontos, no geral, estão:
- Comece pela contratação
- Estruturação do endomarketing
- Cultura de feedback
- Plano de carreira
- Identificação de talentos
- Flexibilidade dos pagamentos
- Reconhecimento por benefícios
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
- Capacitação
- Investimento em lideranças
- Desenvolvimento de pesquisas organizacionais
Incentivos de longo prazo para retenção de colaboradores
Os ILPs (incentivos a longo prazo) também são ações destacadas no ebook. Eles combinam interesses da organização e dos colaboradores, com a ideia de torná-los como donos do negócio, lista o head de produtos do DUCZ.
Entre as opções, está o Staying Bonus, bônus que vem com a intenção de reter e investir em ações que façam o colaborador querer ficar. Ele é um adicional, um valor pré-definido, com o pagamento postergado e que será corrigido no momento do recebimento.
Outra maneira são as Stock Options, no qual o colaborador recebe a opção de comprar ações da empresa, no futuro, mas com um valor fixado no presente e que geralmente condiciona ele a permanência. O objetivo é incentivar o profissional a ser mais produtivo e também se sentir parte do quadro societário.
E por fim, a Phantom Share, ou conhecida como ações fantasmas. Trata-se de uma opção parecida com a Stock Options, mas não são ações reais. Aqui o pagamento será equivalente ao preço de uma verdadeira, multiplicado pela quantidade de Phantom Shares adquiridas.
Leia também: Fórum E-Commerce Brasil 2022: DUCZ apresenta soluções para RH ao mercado de varejo.