O Dia dos Namorados está chegando e o e-commerce já começa a se movimentar em torno dele. Uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico, tem apresentado resultados impressionantes nos últimos anos e, em 2022, promete ser ainda melhor.
De 2020 para 2021, houve muita evolução em torno do dia 12 de junho dentro do e-commerce:
- A preferência pelos dispositivos móveis para navegação cresceu 55%. Em 2021, 56% dos consumidores compraram através de mobiles na data comemorativa, em relação aos 36% do ano anterior;
- O público masculino passou a representar 93% do interesse em itens de tecnologia e informática na data;
- A tentativa de fraude caiu 40% no dia 12 de junho;
- Considerando apenas as compras pagas pelo cartão de crédito, houve um aumento de 11% no volume de pedidos, em relação ao número de 2020;
- O faturamento teve um crescimento de 28% em relação ao ano anterior.
Expansão do público e inclusão
Já foi o tempo em que as marcas promoviam o Dia dos Namorados como uma celebração do amor heterossexual sem nada a ser feito ou pensado sobre isso. Apesar de a data ainda ser vista assim por muitos, cada vez mais o público LGBTQIA+ se propõe a exigir o espaço que lhe é de direito.
Por isso, antes de tudo, é extremamente importante considerar a diversidade de relacionamentos e suas diferentes configurações, buscando sempre a inclusão. É essencial abranger o discurso nesta dataem todas as ações que forem desenvolvidas, visando atingir a todos.
Um ponto importante que pode ajudar nisso, é o fato de que, além do Dia dos Namorados, o mês de junho também se comemora o Dia do Orgulho LGBTQIA+, o que facilita encontrar um discurso inclusivo, aproveitando dessa outra data significativa.
Vale ressaltar também, que a inclusão não deve ser considerada apenas um item no checklist de relações públicas da loja. O discurso precisa ser coerente com todas as práticas da empresa, saindo do raso e do estereotipado.
Portanto, é essencial que as empresas percebam o poder e a responsabilidade que têm para criar um novo retrato da sociedade, com visibilidade e reconhecimento para todas as pessoas. Afinal, o amor verdadeiro não enxerga rótulos.
Expansão do mercado e dos nichos
O mercado cresceu conforme o cenário do e-commerce, e ganhou mais espaço e confiança dos consumidores, sobretudo no cenário da pandemia. Algumas categorias de produtos confirmaram sua força e outras passaram a aparecer mais.
A categoria Moda e Acessórios, por exemplo, como em anos anteriores, continuou dominando as vendas, com um índice de 39% antes do dia 12 e 45% durante ele. Já categorias como Farmácia, Saúde e Beleza, conseguiram converter leads em clientes, chegando ao segundo e terceiro lugar nas vendas.
É importante se atentar a esses resultados, pois eles abrem oportunidades para as campanhas da data comemorativa deste ano. Investir em algo com histórico recente positivo, como categorias de alta procura e venda, diminui a margem de erro e se torna um tiro mais certo.
Multicategoria e Casa e também Construção, foram duas categorias que passaram a aparecer mais, apresentando um crescimento de 10% e 9%, respectivamente. Portanto, são nichos para ficar de olho e considerar, principalmente por mudarem de cenário, uma vez que antes costumavam ter mais procura em lojas físicas.
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Estratégias de vendas através de funcionalidades
Usar estratégias é primordial para que o desempenho em vendas seja bom. Um ótimo caminho, é fazer uso de estratégias dentro das funcionalidades que o site disponibiliza, como vemos abaixo.
- Brindes
Permite que sejam liberados brindes aos clientes, acima de um determinado valor de compra ou baseado na compra de um determinado produto/categoria. Disponibilizam-se opções para o cliente escolher no fechamento da compra, podendo ser selecionado apenas um produto de brinde.
- Alerta de frete grátis
É um alerta de quanto falta para ganhar frete grátis, induzindo a pessoa a comprar mais para bater o valor necessário e não ter custos com o frete. Essa estratégia também ajuda a evitar o abandono de carrinho.
- Embrulhar para presente
As embalagens para presente não são mais um elemento alheio na hora da compra e sim, são essenciais, porque podem fortalecer a imagem da sua marca, além de atraírem a atenção do cliente e informarem sobre o próprio produto.
- Sistema de trocas pelo próprio site
Realizar o processo todo online. Permitindo que trocas ou devoluções sejam solicitadas pelos clientes. Dentro deste módulo, podemos encontrar diversas opções de funcionalidades, onde pode ser escolhido entre trocar, devolver com a restituição do valor do produto, ou devolver gerando um voucher para futuras compras.
- Progressão de descontos
É um método de venda que estimula o cliente a adquirir mais produtos para ganhar redução nos preços. Ou seja, quanto mais a pessoa comprar, maior será o desconto a ser recebido. Essa tática deve ser usada de forma planejada, evitando comprometer o orçamento da sua loja.
Além disso, essa estratégia permite o aumento do ticket médio (valor médio gasto por clientes em compras na loja), uma vez que os consumidores compram mais e, assim, contribuem para o aumento no valor médio gasto.
- Upsell
A ideia do up sell é conseguir vender um produto de melhor qualidade e maior preço para o cliente. Por exemplo, quando um consumidor mostra interesse em comprar um smartphone, lhe é oferecido o mesmo aparelho numa versão mais atual de forma que fique claro as vantagens que ele terá ao obter essa outra opção.
- Order bump
É a estratégia onde é mostrado para o cliente um ou mais produtos com preços muito atrativos. É como ir a uma loja física fazer compras, estar com a carteira na mão, pronto para pagar e acabar pegando um produto qualquer que fica estrategicamente posicionado no caixa.
Agregando diferentes funcionalidades na mesma estratégia
Outro ponto de enorme contribuição para o impulsionamento das vendas, é agregar diferentes funcionalidades em uma mesma estratégia.
Sabendo que muitas pessoas deixam para comprar o presente no último momento, um bom exemplo é usar a estratégia de vendas de última hora, oferecendo soluções para isso, através da junção de diferentes funcionalidades, como:
- Criar listas com sugestões de presentes para quem está indeciso sobre o que comprar;
- Aproveitar para estimular a venda de vale presente, muito útil para quem está com dúvida e não quer errar na escolha;
- Fazer promoções por tempo limitado e de última hora, despertando o senso de urgência e fazendo uso dos gatilhos mentais para a compra;
- Dentro dessa ideia de gatilho, uma boa opção nessa estratégia, é avisar sobre o baixo estoque, com alguma frase do tipo: ‘’restam apenas xx unidades’’, passando a mensagem de ser uma oportunidade única para o cliente.
O e-commerce que faz uso de estratégias como essas, de forma planejada e consciente, já larga na frente nas vendas em um dia tão importante como o Dia dos Namorados.
A wap.store, por exemplo, possibilita o uso dessas e outras funcionalidades para clientes que desejam ter suas vendas impulsionadas. Para saber mais e potencializar as vendas de seu negócio no Dia dos Namorados, clique aqui!