Dia dos Pais registra cerca de 180 mil tentativas de fraude, aponta ClearSale
No primeiro semestre de 2022, o varejo digital registrou mais de R$ 2,9 bilhões, número que indica um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Mapa da Fraude da ClearSale. No Dia dos Pais, um novo levantamento da organização, apontou R$ 215 milhões em tentativas de fraude evitadas.
Os dados são da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. O período analisado foi de 01 a 14 de agosto, e foram cerca de 180 mil tentativas de fraude em 2022, contra 269 mil no ano anterior, o levantamento considerou apenas pedidos pagos com cartão de crédito. Em relação ao número de pedidos, houve um aumento de 0,3% em comparação a 2021.
“A tendência é que cada vez mais ocorra um aumento no número de tentativas de fraudes devido ao comportamento do consumidor, que está ficando mais vulnerável diante de tantos modelos de golpes e ao maior acesso às novas tecnologias. Por outro lado, as ações de combate aos golpes e a efetividade das ferramentas utilizadas pelas empresas demonstraram eficácia, o que é positivo, visto que os consumidores tendem a ficar mais vulneráveis em datas comemorativas”, aponta Marcelo Queiroz, Head de Estratégia de Mercado da ClearSale.