A Amazon interrompeu o projeto de robótica Blue Jay poucos meses após apresentar a tecnologia para uso em seus centros de distribuição. Apresentado em outubro, o equipamento estava em fase de testes em um centro logístico na Carolina do Sul. As informações são do Business Insider.

O Blue Jay era um robô com múltiplos braços projetado para classificar e movimentar pacotes em unidades voltadas a entregas no mesmo dia. Quando foi introduzido ao mercado, a companhia afirmou que o desenvolvimento levou cerca de um ano, prazo inferior ao de outros robôs da operação. O avanço em questão foi atribuído ao uso de inteligência artificial (IA).
Segundo Terrence Clark, porta-voz da Amazon nos EUA, o Blue Jay foi lançado como protótipo. Sendo assim, ele afirma que a tecnologia desenvolvida será incorporada a outros programas de manipulação robótica, além da realocação de funcionários envolvidos no projeto para novos projetos.
Expansão da automação
A Amazon mantém um programa interno de robótica desde 2012, quando adquiriu a Kiva Systems, cuja tecnologia de automação passou a integrar a base das operações logísticas da empresa. Em julho do ano passado, a companhia ultrapassou a marca de 1 milhão de robôs em seus armazéns.
Recentemente, a empresa também apresentou no ano passado o robô Vulcan, utilizado nos compartimentos de armazenamento. O sistema possui dois braços, sendo um dedicado à reorganização de itens e outro equipado com câmera e ventosas para coleta de mercadorias. Segundo a companhia, o equipamento foi treinado com dados de interações no ambiente real e consegue ajustar a força aplicada conforme o objeto manuseado.