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Dia das Mães: varejo acelera em maio e PMEs têm alta de 11,1%

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Dados do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) indicam que a celebração do Dia das Mães afetou positivamente a movimentação financeira real de alguns segmentos do comércio varejista. O índice aponta que, na primeira quinzena de maio de 2023, a média diária da movimentação financeira real dos pequenos e médios negócios do setor cresceu 11,1% ante abril de 2023. Por outro lado, na comparação com maio de 2022, o IODE-PMEs mostra um recuo de -5,3% do setor varejista, alinhado com o comportamento de desaceleração que vêm sendo observado no comércio como um todo ao longo dos últimos meses.

Para elaborar a análise, o índice comparou a movimentação financeira média diária dos últimos 12 meses de 70 segmentos do varejo, a partir dos dados do IODE-PMEs. Em maio de 2023, foi considerada a média diária da primeira quinzena do mês, em que há maior concentração de vendas relacionadas à data comemorativa.

Imagem: Reprodução

O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, consistindo no monitoramento de 660 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.

Evolução da média diária mensal da movimentação financeira real no comércio varejista

(Número índice – base: média 2022=100)

Fonte: IODE-PMEs (Omie). *Média diária de maio/2023 considera a movimentação financeira da primeira quinzena do mês

Felipe Beraldi, gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, explica que, diante destes resultados, a análise dos dados do IODE-PMEs traz indícios de que o Dia das Mães pode ter exercido papel importante na evolução das vendas do varejo na primeira metade deste mês, considerando a aceleração observada ante abril de 2023. De toda forma, a comparação anual (média diária de maio de 2022), evidencia o contexto geral mais desafiador enfrentado pelas PMEs do setor recentemente.

“Neste sentido, quando avaliamos os segmentos do varejo na primeira quinzena de maio, observamos que o resultado foi bastante heterogêneo entre aqueles mais influenciados pela data comemorativa. Entre os 10 segmentos com melhor performance no período – isto é, com evolução mais significativa na comparação de maio de 2023 ante maio de 2022 –, historicamente, ao menos cinco atividades são consideravelmente afetadas por campanhas publicitárias e promoções relacionadas ao Dia das Mães”, ressalta Beraldi.

É o caso, por exemplo, eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo, plantas e flores naturais e artigos de vestuário e acessórios, que mostraram os aumentos mais robustos na média diária no período recente. Outros segmentos relacionados com a data também mostraram avanços no período, comolivros e artigos de colchoaria.

Na contramão do resultado, houve segmentos historicamente beneficiados pela data comemorativa que recuaram neste comparativo. Vendas de calçados, balas, doces e bombons e artigos de joalheria não viram sua movimentação financeira média acelerar frente ao verificado no ano anterior.

A figura a seguir mostra destaques positivos e negativos acerca da performance recente em negócios que possuem probabilidade elevada de serem afetados no período prévio ao Dia das Mães:

Fonte: IODE-PMEs (Omie). *Média diária da primeira quinzena de maio/23 x média diária de maio/22)

“Além do efeito sazonal trazido pela própria ocorrência do Dia das Mães, o avanço da atividade no varejo na primeira quinzena de maio de 2023, comparado a abril de 2023, traz indicativos de que o consumo até pode voltar a ganhar fôlego, após a desaceleração observada nos últimos meses. Contudo, o aumento recente do desemprego e a manutenção das taxas de juros em níveis elevados no país são fatores que devem continuar restringindo o ímpeto do setor varejista no curto prazo”, reforça Beraldi.