Logo E-Commerce Brasil

ACSP: 58,6% dos brasileiros vão comprar presente para Dia das Mães

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa nacional de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que 58,6% dos brasileiros pretendem dar presentes no Dia das Mães 2021 apesar da crise econômica causada pela Covid-19.

Vestuário, calçados e adereços são preferência na intenção de compras, com 65,2%; perfumes e cosméticos, com 53,9%. Móveis e eletrodomésticos são quase 50% das intenções de compra, e, se somados à área de “digitais” (20%) alcançam cerca de 70,0%.“Isto tudo é resultado do home office e da vida mais doméstica que a sociedade está vivendo nestes tempos”, afirmou Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo.

Nesta edição da pesquisa para o Dia das Mães 2021 ainda aparecem itens que não mencionados em pesquisas anteriores, como cesta de café da manhã (18,6%) e delivery de refeições (11,3%). “Após um ano de quarentena, com restrições ao varejo físico, o consumidor teve que adotar um novo modo de vida que o obrigou a repensar os produtos para o lar”, disse Solimeo.

Mesmo em tempos de pandemia, ainda há 6% de entrevistados que querem dar viagem de presente para as mães. Confira na tabela os presentes mais lembrados:

Estado de São Paulo

Os resultados da pesquisa obtidos no estado de São Paulo não diferem muito daqueles que foram registrados no país. Desta forma, vestuário, calçados e adereços também aparecem como um dos principais itens, com 61,1% das preferências, juntamente com perfumes, cosméticos, joias e bijuterias, que alcançam, somados, 76,8% das intenções de compras.

Há uma pequena diferença, no entanto, quando analisamos os itens móveis e eletrodomésticos. Para o Dia das Mães 2021, estes setores aparecem com 34,3% de intenções de compras, proporção bem abaixo da registrada com a soma das cinco regiões do Brasil (50%). Já os itens digitais apresentam intenção de 17,4%, levemente abaixo da observada no Brasil (20%).

A pesquisa foi encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) junto à Behup. No estado foram ouvidas 857 pessoas na capital, região metropolitana, interior e litoral. Todos, seguindo a mesma metodologia do estudo nacional, puderam escolher mais de uma opção de presentes.

Leia também: Pandemia ampliou e acelerou modelo de omnicanalidade de 2 a 3 anos na Europa.