A DHL Supply Chain abriu, nesta semana, o primeiro Centro de Distribuição (CD) próprio no Brasil e com foco total no e-commerce, localizado em Extrema (MG). O equipamento integra o plano de expansão do DHL Fulfillment Network (DFN), braço compartilhado de armazenagem, distribuição e logística reversa para e-commerce da companhia.

A novidade, que se junta a um fulfillment na Grande São Paulo também dedicado ao varejo digital, marca o início de uma possível expansão da empresa no país. Isto porque, de acordo com nota da DHL, expandir para locais estratégias no Norte e Nordeste está nos planos da seccional DFN.
O novo CD está localizado especificamente no campus logístico da DHL Supply Chain na cidade mineira. A operação foi iniciada com três clientes das áreas de moda, tecnologia e games. Ao todo, a DHL afirma que até 350 mil entregas (B2C ou B2B) serão feitas por mês e em todo o Brasil a partir do local.
Ganhos operacionais
De acordo com Solon Barrios, vice presidente de Retail & E-commerce da DHL Supply Chain, o DFN permite que a operação logística seja mais ágil a partir da terceirização. Outro ponto importante, segundo ele, é a capilaridade com este tipo de parceria comercial.
“Com o CD de Extrema, temos mais um ponto estratégico para consolidação de carga e distribuição. Além disso, o acesso aos incentivos locais é facilitado sem que o cliente tenha que investir em uma estrutura própria”, complementa.
Além do acesso à estrutura com dois centros de fulfillment, hubs de transporte e veículos diários, a parceria contempla também atividades como o transporte na primeira milha, transferências, manuseio interno de produtos, etiquetagem com personalização e triagem com operações próprias e integração com softwares de gestão.