Logo E-Commerce Brasil

Como aproveitar as datas comemorativas para vender mais no segundo semestre de 2023?

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

As datas comemorativas têm um grande impacto no faturamento do e-commerce, sendo responsáveis por 34% do faturamento do comércio eletrônico em 2020, segundo dados do Webshoppers Ebit Nielsen. Em um ano de resseção econômica como 2023, o calendário comercial se torna ainda mais importante para o varejo, uma vez que as pessoas estão menos inclinadas a fazer compras não essenciais.

edrone - datas comemorativas
(Foto: Divulgação)

No primeiro semestre de 2023 as compras sazonais ganharam destaque no Dia das Mães que registou um crescimento de 15% nas vendas do e-commerce e um aumento de 25% no valor do ticket médio dos presentes, segundo pesquisa da Rakuten Advertising. 

Com mais de 230 clientes no Brasil, a edrone, plataforma de CRM e automação de marketing para e-commerce também registrou um crescimento nesta data. No mês de maio foi registrado um aumento de mais de 10% no faturamento médio dos clientes, com destaque para o setor de Roupas e Acessórios

e-mail marketing foi um grande aliado para o aumento das vendas no Dia das Mães 2023, a edrone registrou mais de 1300 campanhas de newsletters enviadas pelos clientes durante o período.

edrone
Newsletter de Dia das Mães da By Samia feita no sistema edrone (Foto: Divulgação)

O seu e-commerce está preparado para as datas comemorativas do segundo semestre de 2023?

Você ainda pode usar as datas comemorativas para vender mais no segundo semestre, basta estar preparado.

1 – O primeiro passo é mapear as principais datas comemorativas conforme o seu negócio e definir o público-alvo para segmentar os contatos da campanha, por exemplo, no Dia das Mães você faz uma campanha com foco nos filhos, que são os compradores e assim por diante. 

2 – Crie uma identidade visual para a sua loja virtual em cada uma das datas comemorativas e transporte os clientes para o clima desejado.

3 – Determine uma expectativa de vendas para cada data e garanta os estoques dos produtos sazonais mais vendidos.

4 – Preparar a sua equipe para o atendimento e pós-venda.

5 – Planeje uma forma de reter os clientes conquistados em cada uma das datas.

Dica: Ferramentas de automação de marketing podem ajudar com a retenção de clientes conquistados em datas comemorativas.

5 datas comemorativas para e-commerce no segundo semestre

Férias de Julho

As férias de julho são uma oportunidade para e-commerce de moda infantil, uma vez que com as crianças fora da escola muitos pais aproveitam para renovar o guarda-roupa para o segundo semestre.

Em 2022 a Rosa Azul Kids usou a automação de Recuperação de Carrinho Abandonado da edrone e conseguiu recuperar mais de R$ 520.000,00 em vendas que seriam perdidas. Essa pode ser uma boa estratégia para garantir que os clientes voltem para a sua loja após a tradicional pesquisa de preços na web.

Dia dos Pais

O Dia dos Pais não é uma data comercial tão forte como o Dia das Mães, mas vale a pena investir em campanhas de e-mail marketing para vender peças masculinas e até vinhos.

Dia das Crianças

O Dia das Crianças é uma das melhores datas para o comércio, aqui é importante impactar os pais com ofertas imperdíveis para que eles garantam a felicidade dos pequenos, sem pesar no bolso.

A Rosa Azul Kids realiza campanhas periódicas de e-mail marketing para divulgar promoções e novidades do site (Foto: Divulgação)

Black Friday

De acordo com um estudo da edrone (baseado em 161 e-commerces de pequeno e médio porte espalhados pelo Brasil), o número médio de pedidos por PMEs cresceu 71% em 2022 quando comparado ao mesmo período de 2021.

Black Friday é uma ótima oportunidade para as lojas virtuais aumentarem suas vendas e atraírem novos clientes.

Natal

Por fim, mas não menos importante o Natal é uma das datas mais importantes do varejo mundial. Em 2022, o e-commerce brasileiro faturou R$2,8 bilhões, com uma alta de 6,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Clear Sale.

A dica para 2023 é fazer recomendações de produtos personalizadas para os clientes, com base no comportamento de compra do consumidor, garantindo ofertas personalizadas e aumentando a conversão.

A edrone pode ajudar a sua loja virtual a se destacar da concorrência e vender mais nas datas comemorativas do segundo semestre de 2023. Agende uma demonstração gratuita e transforme o seu e-commerce em uma máquina de vendas.