As dark kitchens são uma sensação no e-commerce desde que os aplicativos de delivery de alimentos se popularizaram no Brasil, ainda antes da pandemia de Covid-19. Depois dela, no entanto, eles são essenciais para alguns nichos do mercado alimentício continuar entregando com agilidade em um meio cada vez mais competitivo.
De acordo com um estudo realizado pelo Coherent Market Insights, o mercado global de dark kitchens deve alcançar a marca de US$ 157,2 bilhões até 2020.
Demanda vs. entrega
Para se ter uma ideia, em 2022, o segmento movimentou US$ 71,4 bilhões. Dessa forma, esse crescimento expressivo revela uma gangorra muito útil para esse tipo de venda online e entrega last mile: a demanda aumentou e as empresas estão se adaptando.
Consumidores cada vez mais acostumados a comprar online e por aplicativos somados a empreendedores que querem eliminar os custos operacionais alimentam esse mercado. De uma única cozinha, vários restaurantes diferentes podem operar e contar com uma frota competitiva de motoboys à disposição.
O futuro é logo ali
Uma pesquisa realizada pela Crest mostra que, em média, o brasileiro pede comida via delivery pelo menos uma vez por semana. No Brasil, o setor saltou de 12% para 18% de 2022 para 2023, com um gasto médio de R$ 43,36 por pedido (em 2022). Cada vez mais, os consumidores estão interessados em pratos diferenciados e em comodidade, o que contribui para o crescimento do delivery.