Os Correios devem estrear seu próprio marketplace ainda no primeiro semestre de 2025, segundo o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos. Anunciada ainda em junho de 2024, a ideia irá tomar forma este ano. O nome e a marca da plataforma ainda não foram definidos, mas o projeto já está em fase avançada, com negociações com grandes empresas do varejo para a oferta de produtos no site.

O marketplace dos Correios terá um endereço digital próprio e contará com entregas feitas exclusivamente pela estatal. Além de ganhar com a logística, a empresa também será remunerada por comissão sobre as vendas. “O objetivo do nosso marketplace é ampliar o acesso da população ao comércio eletrônico. Hoje, cerca de 25% do varejo brasileiro ocorre online, e queremos aproveitar nossa capilaridade para aumentar esse número”, afirmou Fabiano em entrevista à IstoÉ Dinheiro.
A plataforma também será aberta a pequenos varejistas e empreendedores, oferecendo uma vitrine para negócios de menor porte. “Queremos que pequenos empreendedores tenham visibilidade e possam vender pelo site dos Correios”, destacou o presidente.
O movimento faz parte de uma estratégia de diversificação da estatal, que busca novas fontes de receita além dos serviços postais. A empresa tem investido em operações logísticas, setor que tem registrado crescimento nos últimos meses.
O anúncio acontece em um momento de desafios financeiros para os Correios. Em 2024, a estatal registrou um prejuízo de R$ 2,13 bilhões, que, somado aos R$ 830 milhões em investimentos, resultou em um déficit de R$ 3,2 bilhões – quase metade do saldo negativo das estatais no ano passado. “Queremos promover uma transformação e encontrar novas formas de receita para reverter esse cenário”, afirmou Fabiano.
* Com informações da IstoÉ Dinheiro.