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Em ano de Copa do Mundo, 68% dos brasileiros devem antecipar compras de Natal na Black Friday

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

De olho em aproveitar as promoções de fim de ano, 68% dos brasileiros já se programaram para antecipar as compras para o Natal na Black Friday 2022. É o que mostra uma pesquisa realizada com mais de 10,5 mil usuários do Mercado Pago e do Mercado Livre em todo o país. Os dados também mostram que a credibilidade na data avançou e 71% dos respondentes esperam encontrar mais descontos do que em relação ao ano anterior.

O Mercado Livre espera aumento de 20% das vendas para esta Black Friday, em relação à edição anterior. 80% dos respondentes afirmam que irão comprar online na BF deste ano e 90% pretendem comprar na data e no Natal. Na do ano passado, foram 70%, ou seja, um aumento de 10% na intenção de compra. Ainda segundo o levantamento, 86% dos entrevistados querem comprar em pelo menos um deste três principais eventos do fim do ano: Copa do Mundo, Black Friday e Natal.

“A Copa do Mundo traz um desafio adicional. As intenções de compra são maiores, já que as pessoas querem se preparar para o mundial, arrumar a casa e adquirir produtos relacionados”, afirma Julia Rueff, diretora de marketplace do Mercado Livre. As categorias que tiveram maior crescimento neste ano, em relação a 2021, foram alimentos e bebidas, eletrodomésticos, celulares e telefones, casa, moda e decoração.

Quando o assunto é pagamentos, o cartão de crédito é o líder para a data, com salto de 49% em 2021 para 68% em 2022. A possibilidade de parcelamento é o que justifica esse resultado, segundo a empresa, já que mais de 85% dos brasileiros pretendem parcelar suas compras, e de preferência, para 42% dos entrevistados, em até seis vezes. Ainda segundo o levantamento, 80% gastarão até R$ 2 mil e 78% pretendem gastar mais na BF.

O Pix vem ganhando relevância, com um crescimento da intenção de uso em 7 p.p. em relação ao ano passado, de 12% para 19%. Nesse contexto de tíquete-médio mais alto e preferência por parcelamento, o Pix parcelado começa a ser considerado pelos brasileiros para as compras nesta Black Friday, assim como outras formas de BNPL (buy now pay later).

“O Pix trouxe quase 700 mil usuários para o Mercado Livre e o Mercado Pago apenas no segundo trimestre, e segue tendo um papel importante também para esta Black Friday sob ponto de vista de experiência e eficiência de consumidores e vendedores. O cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento preferido, e considerado uma importante ferramenta para o planejamento do consumidor que pretende comprar itens de tíquete-médio maior, mas sem perder as parcelas de vista”, explica Daniel Davanço, diretor sênior de pagamentos do Mercado Pago.

Produtos mais procurados na Copa do Mundo

    O estudo realizado pelo Mercado Pago foi feito através de um questionário respondido por mais de 10.500 usuários do banco digital e do marketplace de 26 a 30 de setembro.

    Moda e tecnologia se destacam em 2022

    De acordo com outro estudo sobre intenção de compra, desta vez realizado pelo Mercado Ads, moda e tecnologia serão as categorias mais buscadas durante a data, com 48% e 44% das intenções, respectivamente. As categorias de eletrodomésticos, beleza e cuidado pessoal aparecem logo atrás, com 30% de intenções cada.

    O levantamento das intenções de compra mostra ainda as categorias mais buscadas por faixa etária:

      “Teremos em 2022 uma Black Friday completamente diferente de todas, com um mundial de futebol acontecendo junto a data mais importantes do varejo. Segundo dados de Mercado Ads, 80% dos nossos usuários pretendem comprar online na data. Neste cenário, estamos falando agora de um consumidor mais exigente, porque ele já teve experiência da última Black Friday. Isso significa serviço de excelência, com sortimento, boas ofertas e entrega rápida”, destaca Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.

      A pesquisa realizada pelo Mercado Ads foi feita em parceria com o Instituto Ipsos, mesclando dados coletados em julho de 2022 e dados internos do Mercado Livre – de 22 a 28 de novembro de 2021.