Copa do Mundo, Black Friday e Natal: especialistas mostram como potencializar vendas no fim do ano
O último trimestre de 2022 está marcado com datas importantíssimas para o varejo: Copa do Mundo, Black Friday e Natal. Em um ano marcado com a volta da vida social após dois anos de pandemia, o planejamento se torna ainda mais essencial para conseguir aproveitar bem os momentos. Anna Araripe, head de Planning, Insights e Promotions no Mercado Livre, Diego Santos, gerente sênior de Marketplace, e Fernando Baialuna, Business Unit Director na GfK conversaram sobre este momento no Mercado Livre Experience, na quarta-feira (31), e deram dicas valiosas para os negócios.
Atenção redobrada no período, ainda mais porque as datas vão se entrelaçar, uma vez que o jogo de estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar será na quinta-feira, 24 de novembro, véspera da Black Friday, segundo Santos.
"Neste momento, precisamos ser otimistas, mas com cautela. O planejamento de curto prazo já passou, agora é aproveitar as oportunidades. Com a saída da pandemia, o consumidor chega com novas necessidades", diz Baialuna. Ele explica que vale separar o perfil do consumidor em dois: o com bolso reduzido e o com bolso dividido. "O consumidor com o bolso dividido quer voltar a investir no social, lazer e serviços. Já o com bolso reduzido é aquele com poder aquisitivo menor, por isso é necessário ofertas diferentes", diz.