72% dos consumidores aumentaram uso de ferramentas de fidelização, aponta SBVC
Ferramentas de alavancas promocionais, que proporcionam fidelização do consumidor, vêm apresentando uma grande expansão, um movimento que foi impulsionado no pós-Covid. De acordo com o estudo “Alavancas Promocionais – na visão das empresas e dos consumidores”, a adoção de ferramentas promocionais foi acelerada pela pandemia: 72% dos consumidores afirmam ter aumentado o uso desse tipo de artifício em suas compras online e lojas físicas.
O estudo foi desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Toluna, fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, e fez uma radiografia das principais alavancas promocionais que são utilizadas por consumidores e empresas do setor, mostrando que ganharam espaço na fidelização desses consumidores.
Segundo a pesquisa, as principais iniciativas promocionais utilizadas pelo consumidor são Descontos/Promoções (63%), Programa de Pontos - Acúmulo (52%) e Cashback (48%).
Por outro lado, as empresas varejistas ainda precisam lidar com esses efeitos do coronavírus, e que alteraram o perfil desse consumidor, apenas 17% oferecem Programa de Pontos - Acúmulo, e nenhuma empresa (0%) oferece Cashback. Para Descontos/ Promoções as empresas são dominantes, 94% delas oferecem.
“O Covid-19 acelerou a transformação digital do varejo e a adoção de novos hábitos pelos consumidores, é importante as empresas entenderem os consumidores e se conectarem com novo hábitos”, afirma Eduardo Terra, Presidente da SBVC.