Logo E-Commerce Brasil

Confiança do consumidor é melhor em setembro e cria cenário positivo para varejo brasileiro

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A confiança do brasileiro chegou a 105 pontos em setembro, crescendo 1,9% frente agosto e 11,7% na comparação com mesmo mês em 2022. O dado vem da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), responsável pelo levantamento do Índice Nacional de Confiança (INC).

Índice Nacional de Confiança - Consumo - Brasil - Varejo
(Imagem: Freepik)

Com a amostragem acima dos 100 pontos, a análise da entidade é de um cenário positivo que atinge todas as regiões do país. Os recortes regionais de destaque ficam no Sul e Centro-Oeste, enquanto nas classes sociais percebe-se mais confiança entre A, B e C, além de menos para D e E.

Para o caso específico do varejo, a ACSP traz também um  paralelo entre a boa pontuação no INC e a maior confiança do consumidor. Dessa forma. A recuperação das vendas do varejo é aguardada a partir do terceiro trimestre, com expectativa para o setor fechar o ano crescendo 1,9%.

Entre os motivos para o otimismo geral e também voltado ao consumo, as famílias respondentes — 1.750 — citaram mais segurança em termos de emprego e equilíbrio financeiro. Até por isso, o índice traz uma incidência maior no consumo de bens duráveis a e a expectativa de meses melhores a frente.

Para os próximos meses, a ACSP tem o crescimento contínuo e gradativo como previsão até o fim do ano. A projeção fica entre 2% e 3% de