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Como segmentar os clientes com Inteligência Artificial?

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

No atual contexto do varejo, segmentar os clientes apenas por dados demográficos e/ou por alguns poucos comportamentos de consumo, não é suficiente para parte das marcas.

Há tempos já se fala sobre o quanto o perfil dos consumidores varia de geração para geração. O varejista tem na base compradores single, multi e omnichannel.

E quando se considera ainda a recência, a frequência e valores gastos (RFV) por cada grupo de clientes, vemos o quanto é essencial criar clusterizações mais complexas a fim de hiperpersonalizar as campanhas de marketing.

Nesse sentido, a Inteligência Artificial, também está se destacando como uma excelente ferramenta para agrupar estrategicamente as fichas de clientes.

Um exemplo prático é a Dito IA; uma solução desenvolvida pela Dito CRM.

A Dito IA utiliza uma Rede Neural Profunda (DNN) para estimar a propensão de compra e realizar a classificação de cada consumidor da marca.

Ao todo são utilizados mais de 47 atributos por consumidor para classificá-lo como “Alta  Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa  Propensão” e “Sem Propensão” para novas compras.

Esses atributos consideram comportamentos em ambientes físicos e digitais (compras, páginas acessadas, carrinho abandonado e etc), tal como o engajamento e conversão nas campanhas de marketing digital.

Quando a Inteligência artificial mostra quem são os clientes com “Alta  Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa  Propensão” e/ou “Sem Propensão”, torna-se possível segmentá-los e impactá-los com campanhas customizadas.

Além disso, a IA atualiza, automaticamente, os consumidores na faixa de propensão, conforme seus comportamentos de compra com a marca. Isso garante uma base sempre renovada para suas comunicações.

Para aprofundar o seu entendimento sobre a inteligência artificial da Dito, dê o play no vídeo abaixo:

Para utilizar a Dito IA, é necessário integrar o seu ERP e/ou Plataforma de E-commerce ao CRM para Varejo da Dito.

O ideal é já ter uma base histórica dos clientes, ou seja, as características e comportamentos deles ocorridos, no mínimo, nos últimos seis meses.

Após concluir essa etapa e os treinamentos sobre a plataforma, os passos seguintes são simples, afinal, com poucos cliques, você poderá iniciar a segmentação dos seus consumidores com IA.

Com essa breve explicação, talvez, a compreensão da ferramenta fique limitada, no entanto você pode solicitar à Dito uma demonstração gratuita da Dito IA.

Para fazer isso, basta acessar o site da empresa, preencher o formulário de contato e agendar uma consultoria gratuita.

A Dito espera que este conteúdo tenha sido útil para você. Até breve!