Redação E-Commerce Brasil

Como o Mercado Pago pode te ajudar a vender mais em 2021

Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021   Tempo de leitura: 7 minutos

2020 foi um ano atípico em todos os sentidos possíveis. As necessárias recomendações de distanciamento social causadas por conta da pandemia da Covid-19 levaram a diversas mudanças em nossa rotina, inclusive na maneira de fazer compras. O resultado foi um aumento expressivo dos consumidores migrando para o comércio digital. Com isso, também houve uma grande expectativa dos lojistas de e-commerce em relação a datas especiais, como a já consolidada Black Friday e as tradicionais vendas de fim de ano.

Não é à toa que, segundo uma pesquisa realizada pela Social Miner em parceria com diversas empresas, o evento neste ano chegou a um faturamento de R$ 5,1 bilhões. Uma cifra 31% mais alta que a do ano de 2019. Além de ser uma ótima oportunidade de vender e faturar, a Black Friday também é uma maneira de atrair e fidelizar novos clientes. Para isso, porém, é necessário um investimento no pós-venda, sem contar o preparo para as vendas de final de ano, que já começaram. Com vasta experiência em pagamentos online, o Mercado Pago se destaca como um parceiro essencial em datas sazonais, beneficiando o lojista em diversos aspectos importantes, como a gestão de pedidos e do pós-vendas, o controle de chargebacks e o estorno parcial.

Como o Mercado Pago ajuda seu negócio nas vendas do início de ano?

Algumas ferramentas e soluções do Mercado Pago proporcionam ao lojista a melhor experiência de vendas, seja qual for a data, mas podem ser ainda mais importantes em datas especiais para o e-commerce. Confira algumas delas:

Checkout Pro

O Checkout Pro permite cobrar através de qualquer dispositivo de forma simples, rápida e segura. Ele conta com diversos benefícios como: facilidade de integração, métodos de pagamento diversos como Pix, boleto parcelado, dinheiro em conta do Mercado Pago, cartão débito virtual da Caixa e um sistema antifraude robusto.

Além disso, diferente dos processos comuns de pagamento em lojas online, o Checkout Pro oferece um ambiente mais intuitivo e agradável para o comprador. Afinal, exige somente as informações necessárias para a transação, permite comprar como convidado (sem cadastro e necessidade de logar) e carrega automaticamente os dados de compradores já cadastrados, entre outras funcionalidades. Ou seja, uma experiência incrível para quem compra no seu e-commerce, melhorando ainda mais as promoções e vendas de final de ano.

Dashboard completo

A plataforma do Mercado Pago coleta as informações das transferências da sua loja digital, organiza esses dados e os exibe em um dashboard incrível. Assim, você consegue ter uma visão mais ampla do seu negócio, entender como está o seu fluxo e fazer uma gestão ainda melhor. Isso favorece as tomadas de decisão em curto, médio e longo prazo, pensando sempre na performance das suas vendas.

Para ficar ainda melhor, o dashboard está disponível também no app, assim você consegue ter os dados sempre em mãos. Os relatórios do desktop, é claro, são mais robustos e completos, mas o aplicativo é ótimo para checar a informação quando você precisa. Essa é uma ferramenta incrível para o pós-venda da Black Friday e para se preparar bem para o final de ano.

Proteção contra chargebacks

É essencial se preparar para lidar com os chargebacks (ou contestações de pagamento). Existem diversos motivos para que esse tipo de situação aconteça, desde a insatisfação de um comprador com o produto até tentativas de fraude. Mas o mais importante é saber administrar a situação para que não se torne uma dor de cabeça.

Nesse sentido, o Mercado Pago atualizou sua Política de Proteção ao Vendedor, com o objetivo de oferecer ainda mais proteção aos lojistas contra as contestações de pagamento.

Link de pagamento

O link de pagamento do Mercado Pago é uma ótima ferramenta para fazer cobranças à distância. É possível enviá-lo por WhatsApp, e-mail ou, até mesmo, em publicações nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Levando, assim, o comprador diretamente para a página de pagamento. Por isso, pode ser adotado como uma ótima estratégia para retentativas e recuperação de boletos abandonados. Que tal enviar um link de pagamento para os clientes que emitiram um boleto e não efetuaram a compra? O resultado pode ser surpreendente!

Quer ter a melhor experiência nas vendas em datas sazonais em 2021?

Isso tudo não apenas prepara seu e-commerce para datas importantes, mas garante também que você venda mais com as melhores condições possíveis. Afinal, um dos maiores segredos para quem quer aproveitar as vendas em datas sazonais é estar bem preparado. Além disso, proporcionando uma boa experiência de compra, você está mais próximo de fidelizar seu público e atingir bons resultados o ano todo.

Você já está se preparando para aproveitar o potencial das vendas do começo de ano? Conte com uma parceria que vai melhorar a sua gestão e te ajudar a atrair mais compradores. Saiba mais sobre como vender com Mercado Pago!

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