Logo E-Commerce Brasil

43% das pequenas empresas investem em tecnologia para aumentar a produtividade e eficiência

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Não há dúvidas de que a tecnologia está cada vez mais presente nas operações das empresas, ainda mais com a explosão da IA em 2022, que tem levado os executivos a repensarem as formas de gerenciar seus negócios, assim como também a nova tecnologia modificou a mentalidade da população sobre a função que a inovação tem no cotidiano. Como afirmado no Web Summit, o Brasil pode ser uma potência em IA. No entanto, é importante entender que alguns empreendedores, seja no Brasil ou no exterior, ainda se sentem inseguros para investir nessas ferramentas.

Para entender melhor como eles estão lidando com essa questão, o Slack fez uma pesquisa com 2.000 proprietários de pequenas empresas nos Estados Unidos, incluindo 1.000 das indústrias de tecnologia e varejo, para saber como os empreendedores se sentem em relação ao desempenho de seus negócios em 2023 e quais estratégias estão implementando este ano.

Duas mulheres trabalhando no balcão de uma loja.
(Imagem: Freepik)

Comparado a 2023, 38% dos proprietários de pequenas empresas estão mais preocupados com a saúde de seus negócios em 2024, e 40% acreditam que este ano será decisivo para o sucesso ou fracasso de suas empresas. Embora 71% ainda se sintam otimistas, muitos estão preocupados com a economia, as próximas eleições e a queda nas vendas, com um terço dos entrevistados expressando preocupações de que seus negócios não sobreviverão até o final do ano.

Ao serem questionados sobre como planejam enfrentar 2024 da maneira mais eficiente e bem-sucedida possível, os entrevistados veem a tecnologia como parte fundamental de um ano de sucesso.

Atualização tecnológica para atrair novos clientes e maximizar a eficiência

Para manter suas portas abertas, 74% dos líderes de pequenas empresas estão tomando medidas rápidas para aliviar suas preocupações econômicas, com 51% expandindo os esforços de marketing para atrair novos clientes e 45% reservando dinheiro para uso em emergências. Para aumentar a produtividade e a eficiência, 43% estão explorando novas tecnologias.

Se os anos anteriores servirem como indicativo, essa última tática se mostrará um investimento sábio: em 2023, 41% dos proprietários de pequenas empresas disseram que adotaram novas tecnologias de produtividade e colaboração, e 70% reconheceram seu valor na comunicação com os clientes. É provável que essa adição tenha apoiado os 47% dos entrevistados que conquistaram novos clientes em 2023.

Este ano, 60% dos proprietários de pequenas empresas esperam aumentar seus orçamentos, sendo que 50% alocarão esse dinheiro para tecnologia e infraestrutura. Na verdade, 35% estão animados para adotar novas tecnologias ou atualizar a tecnologia de seus negócios em 2024 – e, desses, 49% planejam introduzir novas ferramentas de produtividade e colaboração, além de outros softwares (53%).

IA para aumentar a produtividade e os processos sem gastar muito

O maior desafio enfrentado por muitos líderes de pequenas empresas é não ter tempo, dinheiro e energia suficientes – o que os leva a buscar na tecnologia uma forma de maximizar a eficiência com recursos limitados. Dos entrevistados, 24% ainda não usam inteligência artificial (IA), mas planejam incorporá-la em 2024:

  • 48% planejam usar IA para otimizar marketing e vendas;
  • 45% usarão IA para análise e insights de dados;
  • 43% implementarão IA no atendimento e suporte ao cliente;
  • 32% utilizarão IA para ajudar na gestão financeira;
  • 24% usarão IA para recursos humanos e recrutamento.

Especialmente para pequenas empresas, a IA oferece uma maneira econômica e de baixo risco de melhorar processos, preservando o toque humano pelo qual são conhecidas. Por exemplo, 47% acreditam que a IA pode ajudá-los a obter melhores análises e insights de dados, o que poderia permitir que eles atendessem melhor seus clientes.

41% reconhecem o valor da IA para o atendimento e suporte ao cliente, que pode incluir desde o tempo de resposta até a qualidade dessas respostas. No geral, 35% acreditam que a comunicação e a produtividade em geral podem receber um impulso da IA, e 31% acham que ela servirá para melhorar os processos internos.