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Como a comprovação de entrega impacta na satisfação do cliente final

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A entrega virou um fator estratégico para as empresa do e-commerce. Mais do que ser rápida, ela precisa ser transparente, com visibilidade para o cliente e sem atritos. Além do impacto na reputação, estes pontos também têm um peso relevante na fidelização. Por isso, a logística importa em cada ponto de contato, inclusive no momento da comprovação da entrega.

O uso de ferramentas de comprovação e de alertas de entrega ajuda a melhorar o modo como sua empresa se comunica com o cliente final, garante a qualidade do serviço, além de otimizar o trabalho do SAC. Esses recursos permitem a identificação e resolução de problemas de maneira mais rápida, demonstrando competência e comprometimento com quem contrata o seu serviço.

Um exemplo desse tipo de ferramenta é o alerta por SMS, utilizado pelo sistema AgileProcess, que informa o cliente final sobre o status da entrega por meio de mensagens como “sua entrega está chegando em aproximadamente 15 minutos”. Sem a necessidade do cliente instalar um aplicativo específico, o sistema também permite o envio de respostas por SMS. Assim, é possível alertar a transportadora de que não será possível receber a mercadoria naquele horário.

Essas informações atualizadas eliminam a necessidade de o cliente passar o dia todo esperando a encomenda e evitam que o motorista se encaminhe para o atendimento desnecessariamente, o que otimiza tempo e gera economia para o seu negócio.

Além disso, sistemas de alerta por SMS demonstram personalização e atenção no atendimento, pois deixam claro para o cliente que sua empresa valoriza seu tempo e sua comodidade na hora de receber uma encomenda.

Outras ações para melhorar a comunicação com o cliente final são a criação de pesquisas de satisfação, o gerenciamento de contato pelas redes sociais e os espaços para envio de dúvidas.

Além disso, a satisfação do usuário também impacta na conquista de novos clientes. Afinal, o feedback de quem já fez uso do serviço (e saiu satisfeito) é um dos melhores indicadores de qualidade e de construção de referência no mercado.

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