Redação E-Commerce Brasil

Chatbots para impulsionar vendas na Black Friday

Terça-feira, 05 de outubro de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

A internet mudou o modo como fazemos uma compra e a comunicação entre clientes e marcas cada vez mais migra para os canais de comunicação e mensagem. Vivemos uma crescente nas nossas interações online e nas mensagens diárias que trocamos. Para os consumidores, realizar uma compra online deve ser tão simples quanto mandar mensagem para um amigo, e as empresas são responsáveis por garantir essa experiência.

Quando uma pessoa manda mensagem para uma marca através de um canal de mensagem como o WhatsApp, Telegram ou Messenger, por exemplo, informações são adicionadas ao perfil desse consumidor, que, ao longo do tempo, pode ser impactado por notificações ativas — caso tenha permitido receber mensagens — e a cada interação, o seu perfil se torna mais completo e as interações mais assertivas e personalizadas.

De acordo com o relatório da Hootsuite, 60% de toda a população mundial está online e 7 em cada 10 usuários usam plataformas sociais quando procuram informações sobre produtos de seu interesse. O comércio conversacional deve ser o caminho adotado para que as marcas continuem relevantes. Isso não é mais uma opção.

A Black Friday traz um volume muito grande de demanda nos canais de comunicação das marcas. Você está preparado para lidar com o aumento de volume nesse contexto de migração acelerada do offline para o online que vivemos desde o começo da pandemia? Os números, como trouxemos acima, revelam que cada vez mais as pessoas esperam um contato eficiente das empresas para seguirem com a compra de um produto/serviço.

automatização do atendimento/relacionamento é imprescindível para ganhar escala nesse período. Os chatbots, tecnologia que pode ser associada aos canais de mensagem que a empresa já utiliza, oferecem um diálogo simples, amigável e responsivo, ao mesmo tempo em que são muito úteis para melhorar a maneira como as marcam se comunicam com os clientes, otimizando e personalizando a jornada de compra.

Os chatbots são uma solução que, para a demanda do período, oferecem mecanismos que auxiliam os consumidores frenéticos por informações, a consultar valores, comparar preços, promoções e, até mesmo, devoluções, reembolsos e status de envio.

Os números com comércio conversacional são muito promissores: segundo dados da Juniper Research, vendas feitas através de canais de mensagem que envolvem chatbots e assistentes de voz vão crescer sete vezes até 2025, saindo de 41 bilhões para US$ 290 bilhões.

Para a Black Friday de 2021, ainda há tempo de se programar para entregar uma boa experiência. É possível alinhar uma boa estratégia de marketing, vendas e automatização da jornada de vendas.

Take Blip, plataforma líder de Comércio Conversacional no Brasil e provedora oficial do WhatsApp Business API, oferece um serviço completo para automatizar as conversas entre as marcas e os consumidores. Mais do que chatbots, a empresa constrói um Contato Inteligente para as marcas, isto é, é uma evolução, pensado e estruturado para estabelecer uma comunicação fluida com os consumidores. O Contato Inteligente é um ativo digital, multicanal, que entrega serviços, representa empresas e estabelece com as pessoas uma conversa multimídia (com voz, imagens, áudio, vídeo e várias outras formas de interatividade).

Entre as principais vantagens de usar um contato inteligente para a campanha de Black Friday são:

  • Trabalhar multicanalidade
  • Conversar com o cliente 1:1
  • Geração de leads qualificados com antecedência
  • Aproveitamento da base já presente no Contato Inteligente antes da campanha e também depois
  • Monitoramento constante dos resultados

Se você estiver interessado em abraçar as oportunidades da data comercial, melhorar a experiência do seu cliente, aumentar a sua receita e entender cada vez mais quem é o seu consumidor, essa é a sua grande oportunidade.

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