Logo E-Commerce Brasil

"Casa, móveis e decoração" é a categoria que mais cresce em vendas no Mercado Livre pelo quarto ano

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O Mercado Livre, empresa de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina, anuncia o ranking das categorias com itens mais vendidos no site em 2015. Pelo quarto ano consecutivo “Casa, Móveis e Decoração” foi a categoria que mais cresceu em vendas.

O segmento, que não figurava entre as 10 categorias com mais vendas até 2011 (estava em 14° lugar), passou para a 9ª posição em 2012, para a 7ª em 2013, 5° lugar em 2014 e subiu ao pódio da terceira colocação em 2015.

Entre os motivos do crescimento contínuo estão o aumento da presença de lojas oficiais de decoração no site, como Ricardo Eletro, Insinuante, Madeira Madeira, Polishop, Mania Virtual, Lojas Mel, Buettner e Mezzanine by Westwing, e a maior demanda por itens de casa via internet por parte dos consumidores.

A categoria de Acessórios para Veículos continua a ser muito forte em vendas no Mercado Livre, mantendo-se em primeiro lugar desde 2012. Em seguida vem “Informática” (mesma posição de 2014). A categoria de Casa, Móveis e Decoração, em terceiro lugar, assume o posto que era de “Celulares e Telefones”, que agora ficou na 4ª posição.

“O consumidor brasileiro atingiu o estágio de compra de produtos menos comparáveis e adquiriu o hábito de comprar produtos de apelo visual e emocional via internet. Este hábito está mais forte a cada ano.

O mesmo acontece na Argentina, em que “Casa e Decoração” já é a primeira categoria em vendas”, afirma Leandro Soares, diretor de Marketplace do Mercado Livre Brasil.

De acordo com o executivo, esta mudança de comportamento é gradual, e ocorre há pouco tempo na região latina depois de se consolidar em polos de consumo como Estados Unidos, Inglaterra e China.

“No México, por exemplo, a categoria ainda não figura entre as 10 que mais vendem, isso ocorre pelo fato da população estar em momento de compra de produtos comparáveis e de baixa complexidade como eletrônicos, por exemplo”, completa.

Soares também afirma que a Internet tem oferecido, cada vez mais, excelentes fotos e informações sobre os produtos das categorias mais femininas (Casa, Moda, Bolsas e Sapatos, Beleza etc.), como as medidas, as cores, o tipo de tecido – e isso tem aumentado a confiança do consumidor no comércio eletrônico dessas categorias.

Confira na tabela ao lado o ranking das 10 categorias mais vendidas, com comparações desde 2011 no Brasil. Abaixo, está o ranking do último ano na Argentina e no México.

Argentina: 2015 itens mais vendidos

1 Casa, Móveis e Jardim
2 Informática
3 Indústrias e comércio
4 Acessórios para veículos
5 Calçados, Roupas e Bolsas
6 Esporte e Fitness
7 Celulares e Telefones
8 Eletrônicos, Áudio e Vídeo
9 Arte e artesanato
10 Livros, revistas e Comics

México: 2015 itens mais vendidos

1 Celulares e Telefones
2 Informática
3 Calçados, Roupas e Bolsas
4 Eletrônicos, Áudio e Vídeo
5 Acessórios para veículos
6 Eletrodomésticos
7 Games
8 Esporte e Fitness
9 Outras Categorias
10 Saúde e Beleza