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Cantarola: cores e diversão em meias para crianças

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

(Foto: Divulgação/Cantarola)

Daniela sempre gostou de moda. Quando se tornou mãe, seus olhos voltaram-se para o mercado de roupas para crianças, especialmente as meias. Os estereótipos de gênero e o predomínio de produtos com personagens a incomodavam, por isso decidiu buscar opções diferentes. Foi a partir deste incômodo como mãe que nasceu a marca Cantarola, focada em meias infantis e que também vende roupas e outros acessórios para esse público. A loja virtual faz parte da Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop para negócios em expansão no universo digital.

Tudo começou após uma viagem para Nova Iorque, quando Daniela foi a diversas feiras infantis e encontrou uma oferta variada e nada óbvia de meias para crianças. Na volta, ao desfazer as malas, seu marido, Nivaldo, disse: “Com tantas meias, você já pode até abrir uma loja!”. A fala despretensiosa, em tom de brincadeira, veio como um convite certeiro. 

Já em busca de mudar a rotina de trabalho, Daniela embarcou na aventura de criar a sua própria marca de meias, e oferecer para o filho Bruno, hoje com 9 anos, – e para todas as crianças – a possibilidade de se vestir de forma divertida, colorida e sem as típicas marcações de gênero. Assim nasceu a Cantarola. 

“Comecei a desenhar meias e vi que, no mercado brasileiro, não tinha nada parecido. Fui atrás de diversas fábricas e consegui uma pessoa que, em 30 dias, entregou os primeiros modelos de meias que desenhei”. Quando as caixas chegaram, tomaram conta da sacada do apartamento que Daniela e Nivaldo moravam. “Foi então que eu percebi que eu tinha uma marca!”. 

A partir daí, ela e o marido – hoje sócio e responsável por toda a administração do negócio – decidiram mergulhar fundo na aventura empreendedora. Fizeram um CNPJ, desenharam o logo e criaram um perfil no Instagram. Sem experiência prévia, descobriram a Nuvemshop, que se tornou uma grande parceira: “Fizemos o nosso site de e-commerce com eles e foi ótimo! A comunicação era fácil, montamos o e-commerce de forma rápida e simples. Desde o nosso primeiro pedido estamos com a Nuvemshop, o que é muito bom, pois temos todo o nosso histórico de vendas na plataforma, além de uma relação de confiança e parceria”, afirma Daniela.

Depois de estruturar a Cantarola, veio a necessidade de lançar a marca no mercado e atrair pessoas para as plataformas digitais. Dani e Nivaldo foram, então, para São Paulo participar de feiras infantis já conhecidas: “A aceitação do público foi surpreendente!”, lembra Daniela. 

As vendas ganharam corpo e, de repente, a Cantarola começou a ser notada por grandes marcas, como Melissa e Marisol, que a procuraram para parcerias e produtos especiais. Só com a Melissa, a Cantarola já está na quarta colaboração. “Foi nesse momento que me dei conta de que tínhamos conquistado um espaço relevante no mercado de moda infantil”, diz a empreendedora.

A ousadia do produto também caiu no gosto de celebridades, como Sabrina Sato, que inclui as meias coloridas da Cantarola no guarda-roupa da filha Zoe. Uma mídia espontânea potente, que afirma o poder e a autenticidade do produto. “Acredito que a marca atrai pelo diferente. Temos meias com um pé de listra e outro de bola. Esse é um diferencial, cativa pais e crianças”, afirma Daniela, que é a cabeça criativa da empresa e responsável pelas criações inusitadas.

Desde 2016, é ela quem desenha todas as coleções e as parcerias com outras marcas. “Acabo desenhando uns 50 modelos e divido as coleções entre Páscoa, Carnaval e Natal, por exemplo. Hoje, as pessoas pedem e esperam pelas novidades”. Mas, apesar de sempre ter lançamentos, há cores e modelos que ela lançou lá no início e que não consegue descontinuar, como é o caso das estampas de arco-íris e de melancia: “As crianças gostam muito dos modelos com esses desenhos e mantemos desde o início no nosso site. Inclusive, são os itens que geralmente lideram as vendas!”, conta.

Hoje, 7 anos após seu início, a Cantarola tem 292 mil seguidores no Instagram e quem comanda o perfil é a própria Dani. Para ela, seu negócio não é momentâneo: “Somos um produto do dia a dia. Daqui uns anos, vejo a Cantarola ainda maior. Ela é uma marca infantil e vai crescer, sempre com novidades”.

(Foto: Divulgação/Cantarola)

Em 2023, a empreendedora deseja ampliar a equipe, que hoje conta com 9 pessoas, e amadurecer os departamentos comercial e criativo: “Quero ter mais gente pensando e planejando comigo”, afirma. 

Parte deste apoio estratégico vem da própria plataforma de e-commerce onde o site está hospedado. Há 1 ano, a Cantarola passou para a categoria Nuvemshop Next, uma solução da Nuvemshop para clientes com faturamento a partir de 100 mil reais. “É excelente. Temos uma gerente exclusiva, que nos ajuda a cobrar o pessoal de produto e desenvolvimento, além de pensar em melhorias no site e ideias sobre práticas de marketing, tráfego e produto”, afirma Nivaldo. Para ele, o grande segredo é oferecer uma interface rápida e intuitiva: “O ideal é a gente nem falar com o cliente. Ele deve conseguir fazer a compra e a gente enviar o mais rápido possível”, explica.

Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop no Brasil, destaca a parceria e os diferenciais da plataforma. “Trabalhamos para reduzir as barreiras do empreendedorismo no país que, sabemos, não são poucas. Com esse objetivo, oferecemos uma estrutura tecnológica de ponta e uma equipe especialista e-commerce para apoiar da melhor forma o empreendedor, independentemente do tipo de negócio ou tamanho. Temos muito orgulho de parceiros como a Cantarola no nosso ecossistema e estamos ao lado deles para as novidades e o crescimento do negócio nos próximos anos”, afirma.

Além do varejo, a Cantarola também vende para atacado e seus produtos estão disponíveis em diversas lojas físicas ao redor do país. Mais do que vender meias (e, desde 2018, roupas que também são desenhadas pela Dani), a Cantarola traz um posicionamento sobre a infância, que combate os reducionismos e acredita que a criança pode ser tudo o que deseja ser. “Nossas opções são totalmente abertas, sem marcação de gênero. Aqui, menino também usa arco-íris, porque estamos falando de cores e de alegria”, finaliza Dani.