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Brik + Clik: startup auxilia marcas digitais no mercado físico

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Hemant Chavan trabalhava em empreendimentos imobiliários de escritórios e multifamiliares em 2019 e ouvia muitas propostas para espaços de coworking e co-living. Depois de uma dessas reuniões em Nova York, ele estava andando por Chelsea e não parava de notar espaços de varejo vagos em endereços nobres – cerca de uma dúzia deles em um raio de dois quarteirões. Esse momento levou Chavan e Eric Hirani a fundar a Brik + Clik, que nasceu em 2020 como um conceito de espaço compartilhado para marcas digitais e que evoluiu para uma empresa que busca ultrapassar os limites do varejo físico.

“Eu estava pensando em espaço compartilhado, e então vi todas essas vagas de varejo e foi quando o momento eureka aconteceu”, disse Chavan.

Desde seu momento eureka, Chavan testou conceitos, incluindo uma loja com uma seleção com curadoria de marcas digitais, um mercado de férias e caixas de presente de diversas marcas de startups. Agora ele está se ramificando em soluções automatizadas como máquinas de venda automática inteligentes e carrinhos robóticos projetados para colocar produtos onde os consumidores vivem, trabalham, fazem compras ou se reúnem de outra forma.

“O varejo está convergindo com o setor imobiliário mais do que nunca, e as marcas estão descobrindo que precisam estar em locais de alto tráfego”, disse Chavan. Seu objetivo com a Brik + Clik é criar soluções físicas ágeis, flexíveis, abastecidas com marcas direcionadas para atingir um determinado bairro, local de trabalho ou shopping center.

A Brik + Clik abriu uma loja no shopping Westfield World Trade Center no centro de trânsito Oculus de Manhattan em novembro de 2020. No ano passado, operou cinco lojas com marcas de startups no mercado de férias no shopping Westfield Century City em Los Angeles. Nesta primavera, começou a testar “robo-carts” – carrinhos automatizados e móveis que podem dispensar produtos e aceitar pagamentos – no Oculus.

Agora, a Brik + Clik está indo além dos shoppings e dos ambientes tradicionais de varejo para explorar formas automatizadas de vender produtos em AirBnBs, prédios de apartamentos, escritórios e aeroportos.

Taxas de anúncios digitais que dispararam durante a pandemia e a Apple atualizações de privacidade que dificultam a segmentação de anúncios digitais levaram as marcas diretas ao consumidor a procurar novas maneiras de atrair clientes. Muitos descobriram que ter uma presença em uma loja física é a melhor maneira de aumentar as vendas online, mas eles não têm tamanho ou profundidade de produtos para abrir suas próprias lojas. Comerciantes de massa e cadeias nacionais podem ser difíceis de invadir e exigem longos prazos para chegar às prateleiras e podem se perder entre as centenas de produtos vendidos nessas lojas.

Brik + Clik: mercado digital

A Brik + Clik pensa em si mesma como um marketplace para marcas diretas ao consumidor, uma loja onde um shopper pode ver uma variedade de diferentes marcas exibidas de uma forma que facilita a descoberta de novas marcas.

“Toda marca nas prateleiras da Brik + Clik é exibida como um momento de marca”, disse Stephanie Pavlik, chefe de experiência do cliente da Fly By Jing, uma marca de molho picante de Sichuan e outros produtos alimentícios chineses que começou como produto direto ao consumidor e agora é vendido na Whole Foods, Target, e Costco, bem como varejistas independentes.

A Brik + Clik encomendou à Fly By Jing quando estava selecionando marcas para apresentar em sua loja Oculus. Pavlik esteve em Nova York logo depois e visitou a Brik + Clik, sem perceber de antemão que estava carregando produtos Fly by Jing. “Fiquei emocionada ao ver os produtos Fly By Jing nas prateleiras de uma loja tão bem cuidada em um local icônico como o Oculus”, disse ela.

“A equipe da loja me disse como as pessoas estavam animadas ao ver nosso produto nas prateleiras e que sempre esgotava rapidamente”, disse Pavlik.

Meeta Gournay e Tatiana Mercer, fundadoras da Three Spirit Drinks, uma linha de bebidas não alcoólicas, disseram que ficaram impressionadas com a capacidade da Brik + Clik de divulgar sua marca. Três produtos Spirit são vendidos na loja Oculus e foram apresentados no mercado de férias de Century City.

A Brik + Clik incluiu os produtos Three Spirit em cestas de presentes corporativas e apresentou as bebidas em eventos de networking que realiza na loja Oculus.

“Com o Brik + Clik, a velocidade com que as conversas podem se tornar realidade é incrível”, disse Mercer. “É ótimo para nós podermos agir rapidamente para testar as coisas, ou para quando as pessoas dizem ‘onde posso ver ou experimentar você em Nova York’.”

Gournay disse que visitou a loja de Nova York e “comprou secretamente” a Brik + Clik inicialmente e ficou impressionada com o quão bem informados os funcionários estavam sobre os produtos da loja e o sortimento de mercadorias. “Eles oferecem uma curadoria realmente apertada de marcas incríveis”, disse ela.

A Three Spirits vem se expandindo rapidamente no varejo físico, incluindo lojas de bebidas, lojas de alimentos e redes nacionais como Williams-Sonoma.

Jarod Steffes, cofundador com Tyler Devos da marca Muddy Bites Waffle Cone Snack, disse que Chavan e Brik + Clik forneceram à Muddy Bites dados de vendas úteis sobre o desempenho da marca na loja Brik + Clik. Os lanches também estão sendo apresentados no teste da Brik + Clik dos carrinhos-robô no Oculus.

Muddy Bites é vendido em cerca de 3.000 locais de varejo em todo o país e no início deste ano anunciou um grande acordo de distribuição com as lojas 7-Eleven.

Com o mercado de férias e a loja Oculus, a Brik + Clik faturou mais de meio milhão de dólares em vendas e provou que sua estratégia de varejo – de ofertas selecionadas de marcas digitais emergentes – funciona, disse Chavan.

Chavan participou da convenção anual do Conselho Internacional de Shopping Centers em Las Vegas no mês passado e disse que proprietários e representantes de shopping centers com quem se encontrou estavam interessados ​​tanto nos conceitos de mercados sazonais quanto nas caixas inteligentes.

“É uma vitória, vitória, vitória.” Chavan disse: “Os proprietários obtêm receita incremental em seus espaços desocupados. As marcas são vendidas, o que é o mais importante para elas, e para nós estamos criando um novo modelo de varejo.”

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Fonte: Forbes