Com média de nove horas e 13 minutos conectados por dia, os brasileiros ocupam a segunda colocação entre as nacionalidades que mais utilizam meios digitais. As informações são do Relatório Digital Global de 2024.
Elaborada pelas empresas We Are Social e Meltwater, a pesquisa mostrou o Brasil como um dos países mais conectados no mundo. A lista conta com a África do Sul na primeira posição, que tem nove horas e 24 minutos de uso médio.
Entre as ferramentas online vistas no estudo, as redes sociais ocupam, em média, três horas e 37 minutos do dia. No ranking geral, o Brasil é o terceiro neste quesito, sendo o quinto na utilização do Instagram.
Para Kenneth Corrêa, especialista em Dados e Inovação e professor de MBA da FGV, o uso deste meio específico para campanhas de Marketing, por exemplo, justifica parte do grande público.
“Esses números refletem não apenas a presença massiva dos brasileiros nas redes sociais, mas também a oportunidade significativa que elas representam para as marcas e empresas alcançarem e engajarem seu público-alvo de maneira eficaz e direcionada. A liderança do Instagram realça sua importância como poderoso canal de marketing digital e oportunidade ímpar de engajar e criar uma conexão profunda com o público brasileiro”, explica.
Publicidade no digital
O Relatório Digital Global de 2024 também indica que os profissionais de marketing, em nível global, investiram quase US$ 720 bilhões em anúncios digitais ao longo de 2023, representando um aumento de mais de 10% em comparação com o ano anterior.