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Brasileiros estão deixando a “compra do mês” de lado, mostra pesquisa da Tail by TOTVS

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

De acordo com levantamento, realizado pela Tail by TOTVS, a cesta de produtos de mercado dos brasileiros está diminuindo. Muitos consumidores estão deixando de lado a famosa “compra do mês”, na qual uma compra única – e mais cara – era realizada para abastecer a residência. Em seu lugar, muitos consumidores estão optando por realizar compras menores, mais baratas e com menos itens nos carrinhos de supermercado. 

Pesquisa da Tail by TOTVS mostra que consumidores brasileiros estão preferindo compras menores no supermercado
Pesquisa mostra preferência por compras menores

Aumento das compras pequenas

A pesquisa mostra que no primeiro semestre de 2023, quase metade das vendas (48,9%) foram compras de emergência, ou seja, até 4 itens. O crescimento é de 1.8 p.p em relação a 2022.  Na sequência, estão as compras de conveniência (30%), de 5 a 11 itens, de reposição (15,2%), de 12 a 25 itens, e de abastecimento (5,9%), acima de 25 itens.

Segundo Cristiano Nobrega, CEO e cofundador da Tail by TOTVS, as compras com menos itens favorece o varejo de proximidade, os estabelecimentos próximos ao consumidor que oferecem alguma comodidade ou benefício ao cliente.

O executivo ressalta ainda que os diferentes públicos-alvo da pesquisa têm necessidades muito distintas, inclusive com relação à escolha dos produtos. 

Perfil do consumidor

O estudo mostra ainda a ascensão das compras da classe D, que representa 14,7% em 2023 (contra 12,7% ano passado). A classe C, por sua vez, representa mais da metade de todas as cestas, com 51,2%).

As mulheres são as principais responsáveis pelas compras de mercado, 53,6% do total de consumidores (variação de 1.9 pontos percentuais no comparativo ano a ano).

Além disso, cada vez mais jovens vão ao supermercado. Isso porque os mais ativos continuam sendo os da faixa dos 31 aos 50, com 47,8%. A faixa dos 18 aos 30 anos, no entanto, sai de 16,1% em 2022 para 17,8% do total em 2023.

A faixa dos 50 para mais caiu de 36% para 34,3% do total de consumidores este ano. 

Apesar das preocupações com as cestas menores, o ticket médio das compras de supermercado continua bastante parecido, com um aumento de 1,49% no 1º trimestre de 2023: de R$ 106,42 em 2022 para R$ 108,49 em 2023.

Sobre a composição das cestas, no comparativo anual, as categorias dos produtos de maior destaque permaneceram as mesmas. Lideram as compras hortaliças (5,8%), refrigerantes (5,3%), pães (4,4%), produtos de limpeza (3,7%) e frutas (3,6%).

Análise por estado

Pernambuco lidera o ranking quando o assunto é ticket médio: R$ 93 por cesta, o maior do país. Em segundo lugar está Santa Catarina, com R$ 87, além de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, ambos com R$ 80.

“Esses dados comprovam a força do varejo regional, sobretudo no segmento de supermercados. As redes locais e os mercados de bairro ainda se destacam entre as compras dos brasileiros. Essa é uma informação valiosa para apoiar estratégias e planejamentos desses varejistas, que precisam cada vez mais buscar entender o comportamento de seu público, suas tendências de consumo e as ações que fazem ou não sentido aplicar no seu negócio”, finaliza o executivo da Tail by TOTVS.

Das mais de 206 milhões de cestas analisadas, 23,4% são do estado de São Paulo; 14,7% de Minas Gerais; 12,2% são do Rio de Janeiro; 11,8% do Rio Grande do Sul; 7,8% do Ceará; 4,2% do Espírito Santo; 3,5% de Pernambuco e do Distrito Federal; 31,1% de Santa Catarina; e 2,2% da Bahia.

O estudo analisou hábitos de compras de 7,5 milhões de pessoas em mais de 3 mil estabelecimentos, totalizando 1,6 bilhões de itens adquiridos em mercados de todos os portes em todo o país. Os números foram levantados pela Tail Shoppers, ferramenta de inteligência de dados que mapeia e analisa mais de cinco bilhões de transações mensais no varejo.